11 de jul de 2019

Afinal, o que é Washi Tape?

washi tape

Queridinhas das loucas por papelaria, artesãs, scrapers e criativas em geral, as washi tapes chegaram para ficar. Mas afinal o que é uma washi tape? Existe diferença entre todas essas fitas decoradas e decorativas que surgiram no mercado nos últimos anos?

Sim existem diferenças, pois graças a popularização dessa fitinha adesiva fofa surgiram variações tão legais quanto, mas que também são chamadas de washi tape sem serem washi tapes. Então, entender as diferenças e os diferentes materiais com que são feitas podem te ajudar na hora de escolher a que se adéqua melhor ao seu projeto.

As washi tapes de verdade são fitas fabricadas com papel de arroz japonês, são finas (por isso são translúcidas) e resistentes, mas fáceis de rasgar. Sua cola não danifica a superfície e podem ser facilmente reposicionadas. São encontradas com uma infinidade incrível de cores e padrões. 
Sem dúvida é a mais versátil de todas as fitas decorativas e, com certeza, as mais queridas e desejadas. Das fitas decorativas é a que tem o valor mais alto. Não sei você, mas eu sou #teamwashitape

A paper tape ou fita de papel é a que mais se aproxima da washi tape. Ela é feita de papel - como o nome sugere - e por isso também é fácil de rasgar e, geralmente, pode ser reposicionada. Outra vantagem é que você consegue escrever sobre elas sem muita dificuldade com qualquer tipo de caneta. Algumas podem não colar em todas as superfícies, o que a faz um pouco menos versátil que as washi tapes. Em relação ao valor, elas tem preços mais em conta e por isso são uma alternativa muito bacana às fitas originais.

washi tape

Outro tipo de fitas são as deco tapes. Essas são feitas de plástico, então são um tipo de "durex" colorido e/ou estampado, por isso são brilhantes e não rasgam com facilidade, é preciso um objeto cortante ou um dente bem forte para destacá-las do rolo. Tem a adesão muito maior que as washi e as paper tapes, então, pense bem onde vai colá-las, pois são difíceis de retirar e podem deixar resíduos. São as mais em conta no quesito preço, mas são as que tem menor quantidade por rolinho.

deco tape

Existem também as as fabric tapes. Essas são fitas adesivas feitas de tecidos e muito usadas em criações artesanais. Sua aderência não é muito forte, e na maioria das vezes o seu uso requer um reforço com cola ou costura. A variedade no mercado não é muito grande, mas a vantagem é que você pode fazer a sua versão, aí no conforto do seu lar, sem gastar quase nada. Eu fiz um tutorial para o blog Brisa da Tarde, lá no longínquo ano de 2016, usando coisas que você com certeza já tem por aí. Para ver é só clicar AQUI e colocar a mão na massa.

fabric tape

E agora que você já sabe as diferenças entre os tipos de fitas adesivas disponíveis por aí (e até aprendeu a fazer uma delas) espero que fique mais fácil escolher a que combine mais com seu projeto.
Para ter inspirações e ver ideias bacanas usando todas essas fitas, dá um pulo lá no meu Pinterest que tem um painel cheiinho delas.
E se ficou com um comichãozinho pra escolher uma washi tape pra chamar de sua, faz uma visitinha lá na minha loja virtual, vou adorar te receber por lá!




Comentário(s) pelo Facebook:

Postar um comentário

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.