28 de jun de 2019

Controle e Planejamento financeiro: por que preciso de um?

planejamento financeiro

Existem diversas formas de organizar suas finanças e controlar o seu dinheiro: extratos, planilhas do Excel, planilhas online, aplicativos para os smartphones... uma infinidade de opções. Mas neste (pen)último texto sobre educação financeira vou falar de uma ferramenta versátil, super útil e já conhecida de todos: o velho e bom caderno! Claro que não um caderno comum, vou falar de um caderno pensado especificamente para o fim propriamente dito: O Controle e Planejamento Financeiro*.

"Ih, lá vem ela de novo com essa coisa arcaica de registrar as coisas à mão, aff!!!" 
Sim! Vou falar, repetir e defender sempre os registros manuscritos! risos E o melhor de tudo é que eu não estou sozinha nessa defesa, já existem estudos que indicam que quem escreve ao invés de digitar retém melhor as informações. Quando estamos organizando nossa vida financeira, precisamos nos conscientizar dos nossos hábitos, precisamos ver e entender pra onde está indo o dinheiro que trabalhamos duro e que é resultado da troca do nosso bem mais  por nosso precioso - o tempo - para obter.

Fazer o controle das finanças pessoais é o primeiro passo para organizar sua vida financeira, equilibrar as receitas e despesas de uma vez por todas e conseguir economizar e investir para os seus sonhos.
Se você sente que está sempre sem dinheiro, que gasta muito com coisas que nem são tão importantes, sempre esquece de pagar alguma conta, excede os gastos nos cartões de crédito e percebe que está sempre preocupada em como vai passar o restante do mês, colocar o uso do Controle e Planejamento financeiro na sua rotina pode te ajudar a:
  • organizar e registrar informações relacionadas ao seu dinheiro em um só lugar;
  • controlar todo o dinheiro que entra e que sai;
  • observar seus hábitos de consumo e posteriormente, refletir sobre eles de uma maneira bem objetiva;
  • desmembrar e categorizar gastos mês a mês;
  • se conscientizar sobre seu consumo e, se necessário, controlá-lo;
  • categorizar e priorizar despesas de acordo com seus objetivos e prioridades.
  • evitar surpresas desagradáveis como descobrir que você já está no vermelho antes do dia 30.

"Noooossaaaa, mas que método milagroso é esse? Já quero! Vai mudar minha vida!" 
Calma lá. Não tem milagre nenhum e o Controle Financeiro sozinho não vai fazer nada por você. Ele é apenas uma ferramenta pra te auxiliar a organizar seus ganhos e gastos de maneira simples e sistemática. Quem vai fazer todo o trabalho é você. Você vai traçar os objetivos que deseja alcançar, estabelecer o ritmo a ser seguido e fazer as mudanças que se mostrarem necessárias após as suas análises.

Saber como controlar suas finanças é uma questão de hábito. Ou seja, quanto mais você praticar, mais simples essa tarefa se tornará. E você ficará craque em equilibrar "os seus dinheiros".  

Como eu já disse, não é um método, então não existe um jeito certo ou errado de usar o Controle Financeiro, mas seguir algumas diretrizes podem te ajudar no processo. Para que esse texto não fique muito longo e cansativo, vou dividí-lo em duas partes, então nossa série de 5 textos passará a ter 6 - sou adepta de que sempre é melhor sobrar do que faltar, principalmente quando o assunto é dinheiro! - e no próximo mostro como ele é por dentro e dicas de uso.
E como prometido, segue a lista com links que podem te ajudar nessa sua caminhada da educação financeira, como têm ajudado na minha:


*você encontra o Controle e Planejamento Financeiro na nossa loja virtual em www.lojadonnarita.com.br


Comentário(s) pelo Facebook:

Postar um comentário

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.