13 de fev. de 2019

6 dicas para ter um ano letivo tranquilo


    Eu passei a maior parte da minha vida dentro de instituições de ensino. Foram 22 anos como aluna - da pré-escola ao mestrado - e estou beirando os 10 anos como professora - do ciclo I a pós-graduação.
    Com esses anos de experiência, acho que aprendi algumas coisinhas e essas 6 dicas para ter um ano letivo tranquilo podem te ajudar a chegar a dezembro com sua saúde mental preservada, esteja você na escola, faculdade, cursinho ou estudando por conta própria.

1 - Renove e organize seu material

    Aproveite o início do ano letivo para colocar ordem nas coisas. Faça aquela faxina no seu estojo, mochila/ bolsa, fichário ou caderno. Doe aquilo que não usa mais e reponha o que for preciso. Se cerque de coisas que te deixem feliz e te motivem. Nada melhor do que usar aquilo que gostamos.
    Repita esse processo bimestralmente ou sempre que sentir que precisa dar uma renovada no animo.
  Sempre separe o material necessário para o dia seguinte na noite anterior de acordo com as disciplinas que você terá.


2 - Estabeleça metas

   Criar metas é uma forma de se manter motivada e alcançar objetivos. Primeiro pense qual é sua prioridade, o que você está precisando mais neste momento? Melhorar as notas em matemática e química? Escrever melhor? Prestar vestibular ou ENEM? Estudar para um concurso específico?
   Sabendo o que você quer, você pode traçar as estratégias para chegar onde deseja. Tome o cuidado para que suas metas sejam realistas, que você possa alcançá-las dentro do prazo estabelecido e vá registrando suas conquistas. Assim você mantém o foco e a motivação pelo resto do ano.
(Prometo que vou falar mais sobre objetivos e metas em outro texto em breve.)

3 - Crie rotinas

   Sei que você está cansada de ouvir que "a vida não pode cair na rotina" e eu te digo: nada mais errado do que essa sentença!
   Se você tem um objetivo a alcançar - mesmo que seja só ter um ano letivo tranquilo - as rotinas vão te ajudar muito. Seguem alguns exemplos: 
  • Cultive o hábito de dormir e acordar no mesmo horário. Uma rotina de sono adequada, além de ser benéfica para a sua saúde, auxilia diretamente no processo de aprendizagem e memorização.
  • Faça um cronograma de estudos desde o primeiro dia. Separe um bloco de tempo para revisão do conteúdo do dia, um para pesquisa/ lição de casa e outra para estudar as matérias que estão de acordo com as metas que você traçou.
  • Tenha um local para estudar, o seu cantinho do estudo. De preferência em um local iluminado, confortável e sem interferências externas. Use sempre este lugar na hora de estudar e o mantenha organizado e limpo.
  • Se alimente de forma balanceada. Tome café da manhã, almoce, jante e faça pausa para os lanches. Mas olha, maneire nos refrigerantes, bolachas e salgadinhos. Ouça a tia aqui, seu corpinho agradece.

4 - Anote tudo

   Nas aulas, anote tudo aquilo que for pertinente, inclusive o que o professor falar. Mantenha seu caderno ou fichário organizado.
   Se você não tem o hábito de contar com uma ferramenta de organização - agenda, planner, bullet journal, aplicativo - recomendo fortemente que você procure um que se encaixe ao seu estilo. Tirar as ideias, compromisso e datas da cabeça e passar para o papel vão deixar sua mente mais relaxada e menos sobrecarregada, com menos chances de você deixar de fazer algo importante, como perder a data de entrega de um trabalho ou faltar em dia de prova.
   Se você está estudando sozinho ou vai fazer alguma prova com data estabelecida (vestibular, concurso, ENEM) essa dica é ainda mais relevante. Afina você não quer perder os prazos de inscrição, os simulados e outras datas importantes.
   Ter as suas metas e rotinas anotadas também te ajuda a manter o foco.

5 - Pesquise e teste métodos de estudo

   Somos pessoas diferentes e com ritmos de aprendizado diferente. E por isso nem sempre o método de estudos que sua melhor amiga usa pra gabaritar todas as provas serve para você do mesmo jeito.
   Existem diversas formas de estudar, faça testes e descubra qual é a melhor. Seguem alguns exemplos:

6 - Descanse e tenha momentos de lazer

      Não limite sua vida a estudar. Mesmo que você esteja se preparando para o vestibular ou um concurso, separar tempo na sua rotina para assistir um filme ou série, encontrar amigos, passear, ou mesmo não fazer nada é muito importante. Essas atividades de lazer farão que nos momentos dedicados aos estudos você possa se concentrar melhor. Não precisa esperar as férias chegarem pra se divertir e descansar. O lazer precisa estar presente na sua rotina.


Espero que você possa aproveitar alguma dessas dicas pra tornar seu ano letivo mais produtivo e leve.
Não precisa levar tudo ao pé da letra, faça aquilo que se adapta a você. Lembre-se: não existem regras. Não se cobre tanto. E você é capaz!

Ah, para acompanhar mais de perto meu trabalho e ter mais dicas legais como essa, me segue lá no Instagram.

Bom ano letivo!


Comentário(s) pelo Facebook:

Postar um comentário

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.