23 de abr de 2018

Faça você mesmo: bloquinho com costura japonesa


Dia de "faça você mesmo" por aqui é sempre dia feliz! Eu gosto muito de fazer este tipo de conteúdo, o que tem faltado é tempo para produzir mais DIY (do it yourself, porque fica chique escrever em inglês rs.) para você. O que vou ensinar hoje é uma peça bem simples, mas bastante funcional e serve para diversas ocasiões: um bloquinho com capa dura e costura japonesa. Dá para adaptar para várias situações e é uma ótima lembrancinha para festas, dia dos professores e, inclusive, como brindes para quem trabalha com algum tipo de produto feito à mão. 

Vamos a lista de materiais e medidas:
  • Bloco de anotações (eu usei um bloco com 50 folhas, de 10 x 13,8 cm, igualzinho a esse aqui);
  • Papelão cinza Color Face: duas peças cortadas no tamanho do bloco, neste caso, 10 x 13,8 cm;
  • 1 folha de papel color plus ou similar de 180 g/m²;
  • 50 cm de cordão encerado ou fita de cetim;
  • Cola branca PVA
Eu também usei um rolinho pigmeu, gabarito de encadernação de 1,5 cm, gabarito fio de cabelo, estilete, agulha de tapeceiro nº 14 ou 15 e a Dremel 3000, com a broca de 3/32" para fazer a furação. 

Para ver o processo de montagem e a costura assista ao vídeo abaixo:


Dica importante: a canaleta que possibilita a abertura do bloquinho pode variar de acordo com a espessura do papelão usado. Então para não errar, use sempre a medida de duas vezes a espessura do papelão que você escolher. Por exemplo: usando o papelão de 1.9 mm, a medida da canaleta será de 3.8 mm, que você pode arredondar para 4mm e facilitar a vida.

Quero ver vários bloquinhos saindo dessas mãozinhas aí, viu! E se fizer, compartilhe as fotos usando as hashtags #diydonnarita #blogdonnarita Vou ficar muito contente em ver. Aproveite para seguir o  Canal no YouTube e o Instagram.

Dúvidas podem ser deixadas nos comentários e se compartilhar, dê os créditos.

Beijitos e até a próxima.


Comentário(s) pelo Facebook:

Postar um comentário

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.