29 de jan de 2018

Dicas: Limpeza de verão

donnarita - srmarido - dicas - limpeza de verão
Hoje é dia de dicas...

Como o nosso dia a dia costuma ser tão cheio, muitas vezes não sobra nem tempo para uma refeição adequada, quiçá limpar a casa! Sendo assim, geralmente acabamos adiando o serviço, e deixamos aquela faxina completa e pesada para o final de semana. Mas ninguém merece esperar o ano inteiro para curtir o verão, para perder os dias de folga dentro de casa fazendo faxina, não é mesmo?

Portanto hoje vamos dar algumas dicas de como manter sua casa limpa e organizada, para aqueles que falharam na faxina de primavera. Também mostraremos como limpar piscina e churrasqueira, para você poder aproveitar o melhor que essa estação tem a oferecer: curtir ao ar livre.

Planejando uma rotina de limpeza

Desenvolver um costume de limpar e criar uma rotina para isso é fundamental para quem quer economizar tempo. Fazer um pouco todos os dias é o jeito mais fácil de não acumular tanta coisa para o fim de semana, e poucas horas diárias já são mais que suficientes para manter a sua casa organizada.

Na prática isso quer dizer, por exemplo, que quando terminar de fazer a janta, você não deve deixar a louça para depois. Já reúna o batalhão e lave-a o mais rápido possível - isso inclui enxugá-la e guardá-la, para evitar aquela pilha acumulada ao lado da pia. Também deixe sempre às mãos um produto para limpar as superfícies da cozinha (bancadas, pia, balcão etc). Gastar 5 minutinhos fazendo isso vai te salvar um tempo preciso depois.

donnarita - srmarido - dicas - limpeza de verão

Você ainda pode aproveitar coisas como cascas de limão, que são ótimas para limpar acessórios de aço inoxidável, como a torneira. Basta esfregar a casca na área desejada e depois passar um pano de microfibra por cima.

Se mora com a família ou divide a casa com alguém, a melhor sugestão é a divisão de tarefas. Você pode criar uma rotina de revezamento em que cada integrante fica responsável por um setor da casa durante um período pré-determinado. Para se organizarem melhor e evitar esquecimentos de tarefas e possíveis discussões, pendure uma lousinha ou calendário com os dias e respectivos serviços e responsáveis anotados.

Cuidados com os móveis

Nos dias mais quentes, a tendência é que a gente se hidrate ainda mais, então se reparar bem, por toda a casa vai achar copos espalhados! Quando encontrar um em cima de algum móvel (ainda mais se for de madeira) não precisa ficar nervoso. Para prevenir possíveis marcas vamos te dar uma dica de receita totalmente caseira e que vai evitar ter que ficar passando pano no mesmo lugar todas as vezes:

Adicione duas colheres de sopa de maionese (com bastante gordura) em um copo de 300ml de água. 
Umedeça um pano com a mistura e passe no móvel. 
Depois de 1 hora remova o excesso usando um pano absorvente. 

O calor também combina com aromas mais cítricos, então quando for limpar seus móveis dê preferência a produtos à base ou com fragrância de laranja ou limão. Além de trazerem um ar mais refrescante, vão deixar sua casa com o próprio cheiro do verão. Alternativamente, você pode fazer aromatizadores caseiros com cascas de laranja fervidas em água, colocar o líquido em frasquinhos e espalhá-los pela casa.

donnarita - srmarido - dicas - limpeza de verão

Organizando o quintal

Saber como limpar piscina é com certeza algo fundamental para o verão, mas também é muito importante manter a grama cortada, evitar o acúmulo de lixo e manter a área de churrasqueira sempre limpa. Assim você poderá receber suas visitas a qualquer hora e sem surpresas. Outras dicas:

● Sempre limpe as grelhas da churrasqueira ainda mornas, borrifando uma mistura de detergente com água quente e esfregando com uma escova ou palha de aço. 

● Logo depois de nadar, se não for mais entrar na água já tire e lave a roupa de banho, para evitar danos causados pelo cloro e marcas de protetor solar.

● Após usar a piscina, já tire as folhas e bichinhos com uma rede, faça o tratamento com cloro, algicida e regulador de pH - ou utilize um produto 3 em 1 para economizar tempo - e a cubra.

● Se tiver piscina de plástico, a limpe com água sanitária e seque completamente antes de guardar, mantendo-a sempre longe de objetos pontiagudos.

● Recolha as folhas caídas e secas das árvores do seu quintal e faça uma poda do jardim em dias intercalados. Fazer isso é rápido e evita que tenha que chamar um jardineiro para adentrar em um matagal depois.

O verão é perfeito para curtirmos ao ar livre e rodeado de amigos. Portanto, siga nossas sugestões e gaste o menor tempo possível dentro de casa fazendo faxina para aproveitar o melhor que o verão tem a oferecer, o sol!

***Escrito por Carolina Marialva***

Comentário(s) pelo Facebook:

Um comentário:

  1. Olá Carolina, tudo bem? Ótimo post, realmente tem dicas valiosas está de parabéns...

    ResponderExcluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.