10 de jul de 2017

Na sua estante: HQs que fizeram história


donnarita - srmarido - na sua estante - hq's que fizeram história
Este artigo foi criado pela equipe SaveMe para uso exclusivo do blog Donna Rita

Nascidas nos Estados Unidos, as histórias em quadrinhos - também conhecidas como HQs - fizeram sucesso na infância da maioria das pessoas. Esse estilo chegou trazendo novas ideias e formas de se contar uma história por meio da sequência de desenhos que possuem como principal características os diálogos em forma de balões e onomatopeias.

Hoje, as revistinhas ou gibis, como ficaram conhecidas no Brasil, são objetos de colecionadores e adorados por leitores das mais diversas idades.

As HQs trouxeram uma revolução não apenas na forma de narrar, mas também no conteúdo de suas narrativas. Seja nos EUA ou no Brasil, grande parte dos quadrinhos buscavam criticar a sociedade e a política nacional, sofrendo até mesmo censuras.

Confira uma lista com algumas das principais HQs que fizeram história!

The Yellow Kid (1895)...

donnarita - srmarido - na sua estante - hq's que fizeram história

Pioneira no setor, The Yellow Kid, de Richard Outcault, é a primeira história em quadrinhos que se tem notícias. A narrativa de 1895 deu início ao novo modelo de revistas. 

Action Comics (1938)...

donnarita - srmarido - na sua estante - hq's que fizeram história

Responsável pela 1ª aparição do Super-Homem, a revista Action Comics é considerada o marco zero das histórias em quadrinhos americanas de super-herói. Lançada em 1938, ainda está em circulação mensalmente e, possui ao todo, mais de 900 edições.

Maus (1980)...

                            donnarita - srmarido - na sua estante - hq's que fizeram história

Primeira HQ a ganhar o prêmio Pulitzer, Maus utilizou-se da figura de animais para contar as histórias que o pai do autor Art Spiegelman sofreu nos campos de concentração durante a Segunda Guerra. Foi publicada entre 1980 e 1991. 

Mulher Maravilha (1941)...

donnarita - srmarido - na sua estante - hq's que fizeram história

A figura feminina apareceu pela primeira vez em uma edição da All Star Comics e, bem aceita, ganhou um título exclusivo nas HQs onde luta pelas mulheres injustiçadas em uma sociedade moldada por homens. 

X-Men (1963)...

donnarita - srmarido - na sua estante - hq's que fizeram história

A HQ The X-Men também marca a história por ter seu enredo criado para tratar de questões sociais como o preconceito racial e lutas por conquista de direitos. É um reflexo da década de 60 nos Eua onde o movimento negro ganhava espaço representado nas figuras de Martin Luther King (Professor Xavier) e Malcom X (Magneto). Uma obra prima e exemplo de como os quadrinhos podem ser utilizados como documentos históricos de suas respectivas épocas.

The Amazing Spider Man (1962)...

donnarita - srmarido - na sua estante - hq's que fizeram história

Ignorando as regras impostas pelo CCA (Comics Code Authority, ou Código de Autoridade das Revistas em Quadrinhos), essa HQ tomou a polêmica decisão de inserir o assunto “drogas” em sua história, tentando mostrar os perigos do uso de narcóticos. E também introduziu um herói mais "humano", com contas para pagar. Palmas para o amigão da vizinhança.

Watchmen (1986)...

donnarita - srmarido - na sua estante - hq's que fizeram história

Em 1986 Alan Moore provocou mais uma inovação na história das HQs. Utilizando um panteão de heróis escanteados de segunda linha resgatou temas convencionais de super-heróis. O enredo traz à tona questões sociais, políticas como por exemplo o "vigilantismo", a política imperialista norte americana e as tensões da Guerra Fria. Tudo isso é acompanhado de uma discussão filosófica sobre o tempo e o que somos nas passagens do Dr. Manhatan. Alan Moore transformou o universo das HQs em algo profundo, debatendo temas extremamente adultos.

Se você também adora as histórias em quadrinhos, uma dica é utilizar o cupom de desconto Submarino para comprar livros e HQs com um preço ainda melhor. 

Conhece alguma outra HQ que marcou história? Compartilhe com a gente nos comentários!

Imagens: Etsy.com, DC Wiki, Leitor Cabuloso, Nerd Play, Proibido Ler, Spoiler Cultural, Spider-Man & Etc, Lupino Polonês, Pingo Sem I. 

Comentário(s) pelo Facebook:

Postar um comentário

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.