14 de mar de 2017

Faça você mesmo: Como fazer um fichário


Faz tempo que não rola um "faça você mesmo" aqui no blog, né? Então, para que esse grande hiato seja encerrado com estilo e fofura vou te ensinar como fazer um fichário lindão, que pode ser muito útil como material escolar ou para a organização de documentos, receitas, fotos... Enfim, solte sua imaginação e coloque a mão na massa!

Você vai precisar de:
  • papelão cinza de 2.2 mm de espessura (se você resolver mudar as medidas, considere mudar também a espessura do papelão, pois as medidas devem se adaptar a elas) nas seguintes medidas - 25 x 33 cm (duas peças) e 5 x 33 cm (uma peça).
  • papel cartão ou duplex: (para os acabamentos internos e bolsos) 24,7 x 32,5 cm (duas peças); 4,8 x 32,5 cm; 24,7 x 11 cm.
  • tecidos com estampas da sua preferência.
  • garra de metal 
  • botão magnético ou elástico para o fechamento.
  • cola PVA.
  • rolinho de espuma.
  • base de corte e cortador circular.
  • gabaritos de encadernação
  • régua de metal
As canaletas, espaços entre as capas e a lombada, são de 0,6 cm, medidas com o gabarito de encadernação de 6mm.


Você pode encontrar todos estes materiais na Gana Presentes e Papelaria. Além dos materiais avulsos, você já encontra os kits cortados e com instruções de montagem. A Gana está localizada pertinho do metrô Paraíso em São Paulo, então para quem é da cidade, pode aproveitar e ir até lá fazer uma visita, para quem é de fora de São Paulo, clica aqui e acesse a loja virtual.

Agora, para ver o processo de montagem, tem um vídeo, assista!


Espero que vocês tenham gostado e que ajude a fazer seu próprio fichário. Se fizer, post as fotos nas redes sociais e marca a gente (@ateliedonnarita no Instagram) ou use as hashtags #diydonnarita #blogdonnarita.

E se você não tem habilidade ou o tempo necessário para fazer o seu e quer ter um fichário lindo, feito com carinho e acabamento impecável, clica aqui e visite a nossa loja. Lá você pode pedir um pra chamar de seu!

Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários e se compartilhar, não esquece de dar os créditos.

Beijitos.


Comentário(s) pelo Facebook:

2 comentários:

  1. Lindão Rita!!! Amo que você repassa seus conhecimentos, tem gente que é mais egoísta com isso. Tu é bem iluminada mesmo.
    Abraços e Beijos pra vocês!

    ResponderExcluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.