3 de mar de 2017

Dicas para garantir uma boa noite de sono

Depois de um dia intenso de trabalho, nada mais gratificante do que ter uma noite de sono tranquila e confortável. Segundo especialistas, dormir bem traz inúmeros benefícios para a saúde, além de aumentar a produtividade, diminuir as chances de estresse, de doenças cardiovasculares e regular a pressão arterial. Se você sofre de insônia ou tem outros problemas que atrapalham o seu bem-estar noturno, algumas orientações podem ajudar a ter uma noite de sono bem saudável.

O primeiro passo é observar bem o ambiente onde você dorme e verificar possíveis erros. Por exemplo, deve-se dar atenção especial à iluminação e aos ruídos do ambiente. Aparelhos com sinais sonoros e luzes contínuas devem ser desligados na hora do sono. 

Muitos médicos recomendam oito horas de sono diárias para ter energia e qualidade de vida. Porém, os profissionais também afirmam que a qualidade do sono é mais importante do que a quantidade de horas dormidas, ou seja, o sono tranquilo depende de um ambiente agradável, escuro, silencioso, limpo, um colchão adequado e um travesseiro na altura certa. Não adianta contar carneirinhos se você não faz a sua parte.

Temperatura agradável

Outro item importante para uma noite bem dormida é o ar-condicionado. Durante o verão, quando as temperaturas ultrapassam os 35º graus em diversas regiões do país, o aparelho é um item quase obrigatório em muitas residências. Um ambiente abafado ou muito frio não favorece ao descanso. A recomendação é que a temperatura do ar fique entre 19°C e 22°C, podendo variar de acordo a preferência de cada pessoa. Para evitar que o ambiente fique muito seco em virtude do ar condicionado a dica é colocar uma vasilha de água no quarto ou usar um umidificador de ar. 

Não se esqueça que os filtros do ar condicionado devem ser limpos e a manutenção do aparelho deve ser feita periodicamente. Esses cuidados ajudam a combater problemas respiratórios causados por alérgenos e poluentes.

Com um quarto arejado e limpo, dificilmente a pessoa acordará com o nariz congestionado, espirrando ou com outros sintomas de alergia durante a noite.

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Vantagem do ar condicionado de janela 

Pouca gente sabe, mas os aparelhos de ar condicionado de janela têm uma vantagem para quem quer dormir tranquilamente. Os ruídos emitidos por esse tipo de equipamento ajudam a ocultar barulhos externos que atrapalham o sono. Por exemplo, se a pessoa não consegue relaxar porque a TV do vizinho está muito alta, ela pode ligar o ar condicionado para mascarar o barulho e adormecer. Sons da natureza e do ventilador também são classificados como ruídos brancos, pois abafam ruídos externos e favorecem o relaxamento. Outra vantagem é que os equipamentos de janela são mais baratos, compactos e de fácil instalação. Faça uma pesquisa e veja como você pode adquirir o produto. 

Existem no mercado diversos modelos de ar condicionado de janela. A loja Multi-Ar comercializa aparelhos de vários preços, marcas e com tecnologias para reduzir o consumo de energia.

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Outras dicas importantes

Para dormir bem, evite ver TV, mexer no celular ou jogar vídeo game antes de deitar. As luzes emitidas por aparelhos eletrônicos estimulam o cérebro e podem causar insônia. Sabe quando você quer dormir, mas não consegue parar de pensar em várias coisas? Outra recomendação é não ingerir cafeína no período noturno. Usar uma roupa confortável e manter o ambiente escuro também são dicas válidas.

Se você tem dificuldades para dormir, não tire cochilos durante o dia e não faça refeições pesadas antes de ir para a cama. Alguns chás calmantes, como camomila, erva-doce e de maracujá são opções naturais para melhorar a qualidade do sono.

Então é isso, espero que tenham gostado dessas dicas bem importantes para garantir uma longa e excelente noite de sono. Invista nas recomendações acima para ter noites agradáveis. O sono é essencial para o humor, para a memória e para o bom funcionamento do corpo como um todo!

Abraços...
*publieditorial*

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2 comentários:

  1. Acabei de descobrir que eu sou toda errada pra dormir hahaha! Fico no celular/assistindo vídeos/séries só esperando meus olhos se fecharem sozinhos, aí que eu vou dormir!
    Meu quarto é muuuito abafado, mas como a pobreza aqui reina, a gente coloca bacia com água no quarto mesmo, hahaha!

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  2. Eu tenho dormido tão mal ultimamente... Já tirei tv do quarto, evito celular e redes sociais qdo vou me deitar. O negócio é que quando o problema persiste e a única solução é a medicação o humor piora muito! Ar no quarto ajuda nos dias de calor, mas qdo a insonia pega nem contar carneirinhos tem resolvido, haha.

    Beijos queridos

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