8 de dez de 2016

Indicações: Podcasts...

donna rita - indicações - podcasts

Você já ouviu um podcast?

O podcast é uma mídia que se popularizou no Brasil ali pela primeira década do século XXI. É um arquivo de áudio que pode ser distribuído gratuitamente, como se fosse um programa de rádio, só que melhor. No podcast você tem a liberdade de escolher os episódios e ouvir na hora em que bem entender. Aliás, PODcast significa exatamente isso: "Personal On Demand", que seria traduzido aproximadamente como "sob demanda". Ou seja, a vantagem de um podcast é que você pode escutar a hora em que bem entender.

Eu, particularmente, escuto muitos podcasts nas minhas idas ao trabalho, ou quando estou no ateliê com minha esposa. Por ser um arquivo de áudio, é possível escutar enquanto executo o meu trabalho, o que torna tudo muito mais prazeroso.

Dois são os grandes expoentes do podcast no Brasil, os mais famosos, os que mais contribuíram para o crescimento desse no mercado. "RapaduraCast" e "NerdCast' foram os que romperam paradigmas e mais contribuíram para a popularização da mídia. O primeiro é um programa especializado em cinema, enquanto o segundo se ocupa mais da cultura nerd, pop.

Mas, eu não estou aqui para falar dos mais famosos. Afinal de contas, esses já têm o seu espaço garantido e com certeza não precisam da minha indicação para continuar crescendo. Escrevi esse artigo para indicar podcasts que são mais independentes, que ainda procuram o seu lugar ao sol. Alguns sim, outros não, têm alguns dessa lista que já têm um certo status na "podosfera". Não se engane, são independentes, porém, contam com uma qualidade muito boa e trazem os mais diversos assuntos. Sempre debatidos de forma descontraída. 

donna rita - indicações - podcasts

O melhor, são todos gratuitos. A maior parte dos profissionais da área retiram o seu sustento da propaganda, geralmente realizada antes dos episódios. Nada mais do que justo receber uma propaganda em troca de um serviço gratuito, vide o caso do "Youtube". 

No entanto, o mais belo do podcast é que ele é uma mídia independente. Você mesmo pode começar um programa com seus amigos, editar e mandar ao ar. É tudo muito simples e existem vários portais, como por exemplo "Radiofobia" e o "Mundo Podcast" com excelentes dicas para os aspirantes a podcasters. Em troca de um custo baixo, você pode sair por aí propagando as suas ideias pelo Brasilzão afora. 

São inúmeros os assuntos que podem ser tratados nos programas: política, mundo nerd, cinema, games, literatura, as possibilidades são enormes. É uma excelente maneira de se informar, adquirir conhecimento, e conhecer pessoas legais de todos os cantos.

Agora chega de conversa mole e vamos diretamente ao assunto, afinal de contas essa é uma postagem de indicações. Comece hoje os podcasts undergrounds mais legais da atualidade.

TarjaCast...
Acesse ao Tarjacast clicando aqui...

Pau de Cast...
Acesse ao Pau de Cast clicando aqui..

404 Podcast...
Acesse ao 404 podcast clicando aqui...

Xadrez Verbal...
Acesse ao Xadrez Verbal clicando aqui...

LRCast...
Acesse ao Laranja Radioativa clicando aqui...

PaleoCast...
Acesse ao PaleoCast clicando aqui...

Anticast...
Acesse ao Anticast clicando aqui...

Filosofia Pop...
Acesse ao Filosofia Pop clicando aqui...

Bom galera...Espero que vocês tenham gostado dessas indicações, e agradeço a atenção dada a esse meu hobbie bem bacana que é escutar podcasts. Um hábito que adquiri de minha esposa, diga-se de passagem, uma das coisas muito boas que aprendi com ela.

Comece agora mesmo a escutar o seu programa favorito. E por que não criar o seu próprio?

Uma última pergunta: Você gostaria de ver um podcast por aqui?

Bjss, abraços e um aperto de mão para todos.


Comentário(s) pelo Facebook:

Postar um comentário

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.