31 de out de 2016

Na sua estante: Escrita criativa

donna rita - na sua estante - escrita criativa

Escrever é preciso...

Queridos e queridas...

Não é nenhum mistério o quanto o hábito da leitura predomina aqui neste humilde lar. Porém, carrego uma grande frustração comigo: não consigo escrever absolutamente nada. Sempre tenho ideias que de imediato me parecem bem legais, mas depois de algum tempo fico cheio e tento começar algo novamente. Admiro muito aqueles que conseguem externar todas as suas ideias sem grandes problemas. 

Há algum tempo Donna Rita me aconselhou a procurar alguns exercícios de escrita criativa. Resisti de inicio, mas decidi comprar a ideia e começar minha jornada pelos cantos obscuros da internet atrás de conhecimento. Decidi começar a minha  própria AVENTURA...

donna rita - na sua estante - escrita criativa

Depois de muita pesquisa, separei aqui alguns exercícios de escrita criativa e uma bibliografia bem marota. Participe você também dessa jornada.

Escreva uma carta para você no futuro.
Não é necessário um DeLorean para ir a futuro. Escreva uma carta para um outro você, um você do futuro. Tente estabelecer um diálogo, um verdadeiro bate papo. Fale cobre suas realizações, o que gostaria de ter feito, se os planos foram todos concretizados. Solte o verbo e deixe a criatividade rolar.

Reescreva o final de um livro que você gostou.
Sabe aquele livro bom que ao final deixou um gosto amargo? Você tem toda a liberdade para mudar aquele final ruim. Mude-o. Eu mesmo pensei em muitos finais que considerei "não tão bons", e já tenho planos para mudá-los. 

Pegue dez pessoas do seu círculo de amizade e as descreva em uma só frase.
Esse exercício já fiz e recomendo. Descrever pessoas em frases curtas pode se demonstrar bem desafiador e bem interessante.

Faça uma descrição do seu banheiro em 300 palavras.
Eu ainda não sei porque coloquei esse exercício aqui, achei curioso. Se for de seu agrado, fique à vontade para trocar o cômodo da casa.

Vá para um espaço público escreva o diálogo das pessoas, e depois termine o diálogo.
Isso mesmo. Vá a um espaço publico, cafeteria, parque, não importa. Ouça o diálogo das pessoas próximas, registre-o e depois termine-o. Muito cuidado para não parecer um maníaco tentando bisbilhotar a vida alheia. Lembre-se: é somente um exercício literário.

Escreva um poema.
Mas, para isso encontre dois anúncios de jornal. Crie um poema usando somente palavras dos anúncios. Achou que ia ser fácil?

7x7x7.
Esse é bem curioso, um dos mais desafiadores. Pegue o sétimo livro da sua estante, abra na página sete. Comece um poema que comece com a frase e faça-o em sete linhas. Esse exercício é capaz produzir coisas bem legais.

Mantenha um diário de caráter fictício.
Faça igual ao Heth Ledger e mantenha um diário em caráter fictício, igual ele fez com o Coringa. Tente escrever algumas linhas por dia, algumas ideias. Isso deve ser fácil ser tiver o hábito de jogar RPG.

Jogue Rpg.
Nada melhor do que jogar rpg para despertar a criatividade. O hábito de criar personagens, bolar histórias, a arte do improviso. Tudo isso contribui para o desenvolvimento da criatividade.Aliás, alguns autores bons da atualidade são jogadores de rpg. Eduardo Sphor, por exemplo.

Comece um conto pelo fim, escreva as duas últimas páginas e tente chegar nela.
Esse exercício já fiz algumas vezes. Escreva uma grande história começando pelo fim, e faça de tudo para chegar àquele final. Obviamente as coisas mudam, e provavelmente você terá de mudar o final quando chegar nele, normal.

Dirija suas história insanamente.
Encarne o papel de um diretor maluco. Isso mesmo, quando estiver construindo sua história coloque algumas surpresas no meio da história. Coloque alguns problemas que as personagens sejam obrigadas contornar. Ideias interessantes podem surgir em meio as dificuldades.

Pegue uma parte de um livro e reescreva-o em um estilo diferente.
Pegue um trecho fantástico de um livro e reescreva-o de uma perspectiva diferente, ou até mesmo mude o estilo da escrita. Fique à vontade também para mudar algumas coisas, o exercício literário é seu.

donna rita - na sua estante - escrita criativa

Bem... Essa foi uma postagem de utilidade pública, algumas dicas simples que podem aguçar a sua criatividade. E que sejamos cada vez mais criativos. E se estiver a fim de registrar as grandes obras, - aquelas inesquecíveis que ficaram em um lugarzinho especial dentro do coração - fica aqui a dica do "pequeno livro dos livros"...rsrsr

Que tal colocar a criatividade em prática agora? 

Conto com a sua participação. Bjs e abraços.
Bibliografia:
http://www.lendo.org/15-exercicios-para-melhorar-sua-escrita/
http://joaonunes.com/2011/guionismo/escrita-criativa-sete-conselhos-praticos/
http://rodrigogurgel.com.br/2015/11/dicas-de-escrita-e-criatividade/
https://chamasdoimperio.wordpress.com/2013/07/24/inspiracao-5-exercicios-de-escrita-para-te-deixar-mais-criativo/

Comentário(s) pelo Facebook:

Postar um comentário

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.