5 de out de 2016

Na sua estante: 5 dicas para organizar seus livros

donna rita - na sua estante - 5 dicas para organizar seus livros
Unsplash

Fãs de literatura e decoração, uni-vos! 

O Donna Rita separou umas dicas superlegais para organizar a biblioteca dos amantes dos livros. O guia a seguir inclui todos os passos, a metodologia e os segredos que prometem resolver os problemas de espaço e por ordem nas suas estantes. Confira! 

1. Prospecte e categorize... 

Se está planeando uma biblioteca em casa, a primeira regra de organização é: inteire-se da sua coleção. Retire os livros das caixas e das estantes e escolha a sua forma de categorização, tal qual como numa... biblioteca. Pode ser por título, tema, livros preferidos ou até por cores. Se tiver pequenos leitores em casa, vale criar um cantinho só com história infantil. O truque é escolher a categorização que vai melhor com os seus hábitos de leitura e continuar a segui-la sempre que comprar um livro novo.

donna rita - na sua estante - 5 dicas para organizar seus livros
Unsplash

     
2. Doação de livros... 

Durante o processo de triagem, você vai certamente se aperceber que existem livros na sua coleção que você já nem se lembrava que tinha ou que você nem liga mais. Claro que você não vai jogar fora o seu livro preferido de infância, ou aquele livro que marcou sua adolescência com a dedicatória do seu escritor preferido na época. Mas use seu bom senso para se livrar de algumas obras! Doar é sempre uma boa ou então você pode trocá-los por outros.


donna rita - na sua estante - 5 dicas para organizar seus livros
Nick Keppol


3. Aproveite os cantinhos e as paredes... 

O truque para casas com pouco espaço é apostar tudo na arrumação vertical – isto é, transformar uma parede vazia numa área de arrumação. Pode instalar uma estante sob medida ou simplesmente prateleiras verticalmente organizadas para uma biblioteca até ao teto em um canto. 


4. Comece um inventário... 

Caso tenha o hábito emprestar livros, pode aproveitar a ocasião para fazer um inventário de todos os seus livros. É verdade que dá trabalho, mas vale bem a pena. Para evitar que eles se percam noutra casa qualquer, convém ainda anotar seu nome dentro dos livros.


donna rita - na sua estante - 5 dicas para organizar seus livros
Unsplah


5. Limpar, ordenar, arranjar...

Três verbos essenciais que você vai ter que conjugar não só agora, mas a partir de agora. Depois de reunir a sua coleção de livros final e decidir a forma como os vai categorizar, está na hora de colocar isso à vista de todos. Sacuda a poeira e distribua os livros na estante. Para dar aquele toque personalizado, pintar a parede de uma cor diferente, incluir plantas ou quadros personalizados é sempre uma boa pedida.


donna rita - na sua estante - 5 dicas para organizar seus livros
David Trawin

Esperamos ter resolvido seus problemas de amor e piriguetagem literária com essas dicas. Nos conte depois como ficou a biblioteca aí da sua casa! 

Beijitos.

Esse foi um "guest post" Cecilia Gibson...

Comentário(s) pelo Facebook:

9 comentários:

  1. Gostei das dicas. Algumas já comecei a colocar em prática. A parte da doação confesso que é um pouco difícil, mas estou em um momento de desapego e torcendo que eu consiga desapegar de alguns livros e invetivar a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desapegar é a parte mais difícil mesmo! Aqui só desapegamos dos livros repetidos - sim compramos edições novas de livros que já temos - doamos ou presenteamos alguém. Mas até livros que não gostamos tanto continuam na estante, rsrs.

      Excluir
  2. Achei as dicas muito úteis! Realmente importante organizar a estante. O lance do inventário eu faço com frequência, problema é que empresto meus livros e esqueço pra quem foi e nunca mais os vejo (Por isso nunca empresto Harry Potter), mas faz parte né? Valeu pelas dicas! >.o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emprestar livros é um hábito que não cultivo! kkkk Só empresto para pessoas muito próximas. Tentei fazer o inventário tempos atrás, mas não dei conta, daí só organizamos por temas e deu tudo certo.

      Excluir
  3. Pra ser bem honesta acho que essas dicas não se aplicam a pessoas como eu que sou totalmente lunática com meus livros hahaha
    Primeiro que eu sei de cor cada livro da minha biblioteca, onde está guardado e quantas versões eu tenho - segundo que eu JAMAIS doaria porque sou muito apegada a todos, mas talvez as dicas sejam boas pra pessoas não loucas hahaha
    Eu tenho uns cinco inventários e catálogos de todos os meus livros pra não correr o risco de perder algum e ter que fazer tudo de novo, mas né, eu sou meio doida com isso.
    Acho que uma dica válida é a de separar os livros por categorias pessoais, eu por exemplo, separo eles por fase da vida/leitura, como os livros que li na adolescencia ficam todos juntos, infancia também, os que não gostei tanto de ler tem seu lugar, e os favoritos também, e os novos ainda não lidos, e os que pretendo reler logo... MAS esse é o tipo de esquema que a pessoa faz e só ela entende hahaha
    No mais achei bem legal o post, só nãp se aplica a mim mesma hahah
    Beijão!

    www.carolpestana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, muito bom que você já tenha encontrado sua forma de se organizar, isso facilita tudo! Por aqui eu não consigo mais saber todos os livros que temos, principalmente depois que casei e os acervos se uniram. Ainda não dei conta de terminar o inventário, mas está em processo. Separamos os livros por temas/ gênero, assim facilita na hora de encontra-los.
      Beijos!

      Excluir
  4. Adorei as dicas, eu preciso organizar os meus livros que ainda estão dispostos em cima do guarda roupas por falta de money :/
    Assim que possível vou comprar umas prateleiras pra organiza-los com as dicas daqui <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Rita, adorei as dicas! Obrigada por facilitar a organizar o caos que tenho causado aqui em casa, rs... Bjs ;)

    ResponderExcluir
  6. Rita, adorei as dicas! Obrigada por facilitar a organizar o caos que tenho causado aqui em casa, rs... Bjs ;)

    ResponderExcluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.