28 de set de 2016

O que é cartonagem?

Este final de semana participamos do Mercadinho Artesanal e pude conversar com muita gente e esclarecer algumas dúvidas em relação ao meu trabalho. A mais recorrente resolvi responder aqui, de um jeito bem rapidinho: O que é cartonagem?

A grosso modo, seria a confecção de peças com o papel cartão cinza ou papelão. Mas é claro que vai muito além. A cartonagem é a arte de transformar papelão, papel cartão, cola, tecido ou papel em diversos tipos de peças, de decoração a utilitários, afinal é uma técnica extremamente versátil e por isso tem uma gama enorme de possibilidades a ser explorada.

Os carros chefes da técnica, com toda certeza, são as caixas e maletas, mas é possível dar funcionalidade e um design pensado para atender as necessidades dos clientes, buscando inovar e personalizar seus projetos. Das caixas para lembrancinhas a pequenos móveis e peças decorativas, você pode explorar um mercado amplo e rentável.


O segredo da técnica está no corte preciso das peças, no acabamento perfeito e na criatividade na criação. Mas para chegar a este ponto é preciso dedicação e treino.

Agora que você já sabe o que é a cartonagem, que tal conhece-la mais de perto?
Neste sábado (01/10), você pode fazer uma aula livre da técnica, escolhendo a peça que deseja montar e receber as orientações básicas da técnica e todas as dicas de acabamento, composição e criação. A aula será na Gana Presentes e Papelaria, em São Paulo, pertinho do metrô Paraíso, das 10h às 14h. O investimento é de R$120,00. Na imagem abaixo você encontra mais informações. Clique para vê-la maior.
Tem alguma técnica que você não conhece e quer saber mais? Deixe aí nos comentários.

Beijitos.


Comentário(s) pelo Facebook:

8 comentários:

  1. Oi Rita! Nossa, adoooooro a Gana, já fiz vários 'boletos' ali no Paraíso kkkk E realmente, a lojinha tem muito a ver com o teu trabalho <3 Mas puxa, pena que não moro mais em SP, porque queria muito participar desse workshop... Bão... quem sabe um dia, nos lados de cá dos trópicos cariocas, né rs
    Bjs,
    Rebeca

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rita!
    Tudo bem?
    Muito esclarecedor fazer um post sobre essa técnica.
    Admiro a forma como um item comum, como o papelão, por exemplo, pode se transformar em acessórios necessários para o dia a dia das pessoas.
    Aqui em Campinas existe uma feira de artesanato e tem muitos profissionais que vendem produtos de cartonagem, mas infelizmente o trabalho deles não é muito valorizado. Já ouvi cliente dizer coisas como "nossa, mas você fez isso com as mãos e está cobrando caro desse jeito?".
    Mas só quem faz esse tipo de arte (pra mim é arte) sabe toda a dedicação e preparo que estão por trás do processo.
    Parabéns pelo seu trabalho e desejo criatividade e inspiração para você.
    Beijo,

    Hida
    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Rita! Nossa que incrível, não sabia que essas peças tinham esse nome! Tenho até um porta jóias de cartonagem e sou apaixonada por ele! Uma pena eu não ser de SP e não poder participar do seu curso! Mas parabéns por ensinar outras pessoas essa arte tão linda!! Bjoo
    http://www.taviajandomenina.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que muito sobre a técnica, mas gosto do resultado final. Esse curso parece um ótimo investimento pena não ser de SP.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal Rita, eu adoro seu trabalho. E achei bem interessante saber um pouco de forma simples do que "cartonagem" se trata, adoraria fazer o curso mas infelizmente não moro em SP. Quem sabe um dia aqui no Sul né <3
    Beijão, há desejo que você receba muitas alunas! ♥

    ResponderExcluir
  6. Interessante! Eu já tinha ouvido falar, acho lindo o trabalho de quem faz, aliás qualquer trabalho mais artesanal é digno de ser admirado. Eu particularmente sou a pessoa sem nenhum talento pra esse tipo de coisa, mas sou apaixonada por ter em casa essas coisinhas que trazem um pedacinho do artista junto e dão um ar todo especial pras peças!

    ResponderExcluir
  7. Eu amo esse tipo de trabalho artesanal. Muita coisa linda, parabéns :)

    ResponderExcluir
  8. Que legal que você trabalha com isso R.! Acho o máximo, minha prima trabalha com isso e me fez as coisas mais fofas de presente, acho muito gracinha e já até tentei fazer algumas com ela (consegui fazer uma linda com meus posteres de Harry Potter pra guardar todos os objetos que tenho da série), mas óbvio que ela teve que ajudar muito pois não tenho esse talento haha
    Beijão!

    www.carolpestana.com

    ResponderExcluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.