4 de jul de 2016

Maravilhas da cozinha: Torta fria de pão integral e atum

torta de atum
Vamos atualizar as categorias deste blog minha gente?!?!
Nossa série Maravilhas da cozinha está de volta trazendo uma receita quase fitness rápida, fácil e muito gostosinha: torta fria, feita com pão integral e recheio de atum! 

Se você não chegou agora por aqui, sabe que no início do ano começamos algumas mudanças em nossos hábitos alimentares. Se chegou agora, aproveita para saber do que eu tô falando neste texto AQUI e neste AQUI. Mesmo com o Sr. Marido tendo abandonado os diários mensais sobre a saga, fizemos algumas trocas alimentares que deram certo e se tornaram parte do nosso dia a dia. Adotar os pães com grãos e o pão integral foi uma delas.

Alimentos como o pão integral não devem ficar restritos ao café da manhã ou aos lanches, eles podem fazer partes de receitas bem saborosas e que podem estar presentes no seu almoço, jantar ou ainda naquela festinha de última hora em que você precisa colaborar com um prato e não quer ter trabalho.

Chega de enrolar e vamos a receita. Para a torta fria de pão integral e atum você vai precisar de:
torta de atum

  • 1 pacote de pão integral (indico o Pullman Zero% Integral*, 400gr. Foi o que usei nesta receita e logo venho falar um pouco mais sobre ele)
  • 2 latas de atum (escolha um sem óleo)
  • 8 colheres (de sopa) de maionese 
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 cenoura média ralada
  • 1/2 pimentão verde picado
  • 1/2 lata de milho verde
  • Cheiro verde picado a gosto
  • Batata palha
O modo de preparo é bem simples: em uma vasilha misture o atum, os ingredientes picados, o milho e a maionese até obter uma pasta bem homogênea. 
torta de atum

torta de atum
A montagem da torta pode ser feita de duas maneiras. A primeira é em camadas: em uma forma coloque uma camada do pão integral e uma camada do recheio e assim sucessivamente até terminar com uma camada de pasta de atum. A segunda é seguindo a forma do pão: use uma forma ou bandeja. Pegue a primeira fatia do pacote de pão integral e passe o recheio, em seguida, coloque outro pão sobre o recheio e passe outra camada. Vá fazendo isso até o final do pacote. Posicione as fatias em pé, em fila, como vem no saquinho. Ao final, cubra toda a torta com o restante da pasta de atum.

Ao final da montagem, leve a geladeira por 30 minutos. Retire e cubra com a batata palha e já pode servir. Essa receita dá para 4 pessoas comerem bem. Fica muito bem acompanhada com um suco de frutas e uma salada de folhas.
torta de atum
Aqui em casa essa receita é puro sucesso! Espero que você possa fazer e se deliciar também. 

Bom apetite!
Beijitos
*Recebi o Pullman Zero% Integral para experimentar pela The Insiders Brasil e logo venho falar da minha experiência, mas este texto não é um publieditorial e o pão utilizado nesta receita foi comprado com o nosso suado dinheirinho.

Comentário(s) pelo Facebook:

5 comentários:

  1. Que delícia, eu gosto de todos os ingredientes :) beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  2. Passando pela net encontrei o seu blog, estive a folhear achei-o muito bom, feito com muito bom gosto,sim , gostei do que vi e li.
    Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Sou António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo sanduíche de atum, mas só o que eu faço, hahahaha. Tempero com Chimichurri, cebola cortadinha e azeitona fatiadinha. Não posso com pimentão porque me dá azia. Mas fica delicioso né?!

    ResponderExcluir
  4. Nem gosto de atum mas fiquei com água na boca e com vontade de experimentar. Próxima ida no mercado vou comprar os ingredientes para fazer aqui em casa <3

    http://www.pinkisnotrose.com/

    ResponderExcluir
  5. Já vou querer fazer, maravilha e pura delícia!

    ResponderExcluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.