11 de jul de 2016

Jogos: XCOM, o jogo de tabuleiro

donna rita - jogos - xcom

No embalo de Independence Day 2...

Bom dia/ boa tarde/ boa noite...

Queridos e queridas, todos aqui sabem da paixão que esse lar nutre pelos bons jogos. Aqui em casa todos adoram uma bela noite de jogatina, principalmente entre amigos. Comidas, bebidas, jogos e boas amizades, poucas coisas conseguem ser melhor do que isso. 

Muitas são as novidades nesse mundo fantástico da jogatina, mas infelizmente a minha capacidade financeira não permite acompanhar as novidades, pelo menos não da maneira como gostaria. Dei uma olhadinha na Galápagos para ver o preço do "Zombicide Black Plague" e desanimei. Não que eu ache o valor muito alto, na verdade esses jogos são verdadeiras obras de arte, instrutivos, trabalham várias habilidades, muito fodas. Eu é que trabalho muito e ganho pouco mesmo.

Entretanto, "XCOM" é um daqueles jogos apaixonantes, que me pegam de jeito. Esse estilo que mistura ação com tática e elementos de "Rpg" me pega de jeito, desde minha época de "Final Fantasy Tactics". Conhecia a versão dos consoles, e depois fiquei muito feliz em saber da versão board game da franquia. Logo acompanhei alguns vídeos pelos canais do youtube e decidi que precisava dele. Eu sou assim, ás vezes encano com alguma coisa, aí é foda, não consigo sossegar enquanto não satisfaço a minha loucura.

donna rita - jogos - xcom

"XCOM" é um jogo cooperativo em tempo real, ou seja, não haverá problema de competição entre os amiguinhos. Jogos extremamente competitivos, como por exemplo "War", acabam por despertar os ânimos de alguns competidores, gerando alguns desentendimentos bobos. Por jogo cooperativo entende-se que todos devem unir forças para retaliar uma crescente invasão alienígena. A p´ropria "XCOM" seria uma espécie de organização internacional responsável pela segurança do planeta Terra. Uma espécie de "ONU", só que da pancadaria.

Para isso, os amiguinhos devem se dividir em quatro cargos. "Comandante", responsável por controlar o orçamento e alocar interceptores para repelir os ovnis; "Diretor científico",  responsável pela produção de tecnologia e aprimorar as forças da XCOM; "Chefe de operações", responsável por controlar o aplicativo e transmitir informações importantes para os demais jogadores; "Capitão", responsável por liderar as forças armadas tanto nas missões como na defesa da base.

Ou seja, cada jogador tem uma missão bem específica de modo a contribuir para a complexidade do jogo.

donna rita - jogos - xcom
A arte do jogo é simplesmente maravilhosa..
O fato mais interessante, o principal diferencial do jogo, é o aplicativo. Através desse aplicativo, gratuito, os jogadores recebem instruções de como proceder durante o game play. Através dele é possível regular o nível de desafio da partida -  tem até um modo tutorial onde tudo é explicado bem certinho - e observar quais os próximos passos a serem dados no jogo. Ou seja, o aplicativo é responsável por regular todas ações.

Tudo é gerenciado de uma maneira que não tira a individualidade dos jogadores, ou seja, não interfere nas ações, mas sim diz quando elas deverão ser feitas. Confesso que rola um pequeno estranhamento, em relação ao aplicativo, ainda mais para quem não está tão familiarizado. Mas tudo se acerta depois de algumas partidas

Esse é o jogo ideal para aqueles que são fãs de um bom board game. Para aqueles amantes de filmes de ficção científica, principalmente no que se refere a uma bela invasão alienígena. Então, chame os seus amigos, coloque o seu chapéu de alumínio e prepare-se para liderar as tropas da Terra em uma guerra contra os malvados alienígenas...HAHAHA...

Ou apenas fuja para as montanhas...


Comentário(s) pelo Facebook:

Postar um comentário

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.