4 de mai de 2016

Conversa de café: Assistindo "alienígenas do passado", ou não...

donna rita - conversa de café - alienigenas do passado

Queridos e queridas...

É notável que no decorrer da história a humanidade foi capaz de fazer coisas incríveis. Tão incríveis que acabam por nos levar a certos questionamentos. A humanidade que até então pintava paredes e lascava pedras para fazer instrumentos em um curto espaço de tempo acabou por realizar grandes obras como as pirâmides egípcias e incas, e os moais da Ilha de Páscoa, dentre outras coisas . Aí vem aquela famosa pulga atrás da orelha. 

Será que tivemos algum auxílio de uma inteligência superior no decorrer da evolução humana? 

Muitas teorias trabalharam acerca do tema. Filmes como "Prometheus", ou até mesmo o tão aclamado "2001 uma odisseia no espaço" abordaram a interferência de seres de outros mundos em nossa sociedade. O que marcou a nossa evolução, até mesmo por cruzamentos de alienígenas com os primatas. E hoje em dia somos agraciados com o querido Giorgio Tsoukalos, em pleno canal de História, e isso me incomoda uma barbaridade. E são vários os momentos em que ele aparece com sua cabeleira para nos convencer de que a teoria dos deuses astronautas está correta.

Tudo começou em 1968 quando foi lançado os "Eram os deuses astronautas" do aclamado Erich Von Daniken. A obra foi a primeira a trabalhar com o tema de que as antigas civilizações tiveram uma força de queridos amigos espaciais, astronautas ou engenheiros, que eram venerados como deuses. Eles simplesmente apareceram para dar um toque, assim como o monolito de 2001 que pintou por esses lados para dar uma força aos macacos.

É uma teoria interessante, até certo ponto respeitada. Pelo menos até o aparecimento de Tsoukalos...

donna rita - conversa de café - alienigenas do passado

Tsoukalos e o canal de História são os responsáveis pela popularização do tema. Digo mais, são os grandes responsáveis pela deturpação, transformando "Eram os deuses astronautas" em uma grande piada. Eu pelo menos não consigo encarar os fatos com seriedade, tudo é muito engraçado, muito sensacionalista. Giorgio Tsoukalos virou uma espécie de Datena do canal de História. Digo isso porque é tudo muito raso, tudo muito forçado para nos fazer engolir essas ideias. O próprio canal tira uma onda com a chamada do programa, dando a entender como se fosse um grande quadro de humor.

Ás vezes eu assisto por entretenimento, puro e simples.

Eu não vejo nenhuma dificuldade em aceitar que as grandes construções da antiguidade foram feitas por simples mãos humanas. Pensa bem, um grande engenheiro da antiguidade, um gênio, pode ter conduzido a construção de pirâmides. A História tem até um nome, um tal de Imhotep foi o grande responsável pela construção da primeira há quase cinco mil anos atrás. Gênios são capazes de grandes proezas, em qualquer lugar em que estejam na linha do tempo. Sempre há aquelas pessoas que se destacam por estarem a frente das demais, assim como Jobs, Einstein ou até mesmo o Supla com toda a sua genialidade incompreendida. Jorge Vercillo também é um exemplo de alguém a frente de seu tempo, disso não me resta dúvidas.

Mas e o fato de vários povos do mundo, em diferentes pontos, e em diferentes tempos terem construídos pirâmides? Isso não corrobora para a teoria dos deuses astronautas?

donna rita - conversa de café - alienigenas do passado

Eu sei que essa ideia é fascinante, é até legal pensar que tivemos uma ajuda no caminho da evolução, assim como os engenheiros de Pormetheus. Eu mesmo sou um fã de Arquivo-X, da temática alien em geral. "Alienígenas do passado" simplesmente não me desce.

Tudo isso tem uma resposta, às vezes não tão simples. O formato de piramidal é o mais seguro caso o seu interesse seja construir uma estrutura tão alta. A maior parte do peso encontra-se na base, por isso a piramide não tomba, não desaba e é capaz de durar tanto tempo. Os nossos antepassados estavam certos em escolher o formato de suas construção, ainda mais quando a intenção é fazer algo tão alto como que capaz de alcançar aos céus.

Mas aí também rola sempre uma dúvida de como as pessoas foram capazes de empilhar blocos de toneladas. Para essa questão eu deixo um vídeo do querido canal Nerdologia para explicar...


Esses são alguns dos questionamentos que puderam ser explicados pela ciência, obviamente ainda existe uma gama de perguntas por aí sem respostas. O universo é infinito e em expansão, então deve ter alguma outra civilização inteligente vagando pelo universo, senão por esse talvez por outros. Não temos ainda respostas para tudo e o nosso imaginário é capaz de ir longe em busca de algo que satisfaça nossas dúvidas.

Mas eu peço um pouco mais de seriedade, principalmente quando falamos de História. Essa querida disciplina que anda tão esquecida e judiada atualmente.

A teoria dos deuses astronautas até tem alguns pontos interessantes, mas acabou virando farofa na mão do treslocado Tsoukalos. Mas nada lhe impede de assistir desde que você tenha ciência de que é apenas um entretenimento.

Ou talvez eu esteja errado, e Tsoukalos esteja muito certo acerca de seus pontos. Vai saber, quem sou eu para vestir o manto de dono da verdade.

Bom... Agora eu fico por aqui deixando vocês por aí. Vou ali escutar um tchubaruba ruba do Vercillo.

Bjss e abraços

Comentário(s) pelo Facebook:

Postar um comentário

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.