25 de abr de 2016

Faça você mesmo: capa para livro

Faz tempo que eu não trago um Faça você mesmo aqui no blog, o último foi lá em agosto de 2015! Mas eu não estou todo este tempo sem fazer um passo a passo gostosinho hahahahaha, eu estou colaborando com o blog Brisa da Tarde e postando os PAP's por lá. Então depois que você sair daqui, passa lá para ver o porta copos e as fitas adesivas de tecido que eu ensinei a fazer.

Há alguns dias eu mostrei lá no snap (me segue lá: ateliedonnarita) como revestir a capa de um livro que eu estava fazendo e daí resolvi salvar o vídeo e colocar lá no nosso canal. A ideia inicial era apenas mostrar o que eu estava fazendo, sem muitas pretensões de dar continuidade, mas acho que vai rolar uma série de vídeos até finalizar o livro, que você acha? 

Por isso, só para constar, eu comecei ensinando a capa. Na montagem de um livro, sempre começamos pelo miolo, mas como a ideia da série surgiu depois, já comecei errado, me desculpe por isso. Entretanto, neste caso a ordem dos fatores não vai alterar o produto.

Antes de te mostrar o vídeo, aproveito para convidar você e toda a galera de São Paulo e região para os Workshops desse próximo final de semana. Eles vão acontecer lá na Gana Presentes, pertinho do metrô Paraíso.
Na sexta (29/04), teremos o Workshop de bolsas e no sábado (30/04), faremos 3 mini livros com costuras aparentes - a oportunidade de você aprender a fazer muito mais do que eu vou ensinar na série de vídeos e o melhor, ao vivo e com direito a muita risada e cafezinho!!! Para mais informações, você pode ligar no (11) 3051-2483, ou deixar sua dúvida aqui nos comentários. 
Faremos estes dois modelos: bolsa de mão e porta-moedas.
Olha que linda a minha!


Costuras: diamond, torcida com barras e barras paralelas
E parando com a enrolação, está aí o vídeo. Vamos fazer a capa com o que chamamos de Encadernação plena, usando apenas um revestimento para as capas e lombada. Assista, deixe seu joinha e assine o canal para acompanhar os próximos vídeos e poder fazer o seu livro junto comigo.
Materiais e medidas:
  • papelão cinza (horlle) - 2 peças de 8 x 11 cm e 1 peça de 2 x 11cm
  • Tecido 100% algodão - 23 x 15 cm
  • papel color plus (ou equivalente) de 180g/m² - 18,5 x 10,5 cm
  • cola branca pva extra
  • rolinho de espuma e/ ou pincel.
Já sabem, qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários. E me mostrem as artes de vocês.

Beijitos

Comentário(s) pelo Facebook:

9 comentários:

  1. Muito linda capa desse minilivro! Parabéns! Deve ficar bonito para encapar aquele livro especial que a gente tem em casa!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda. Dá para usar par salvar livros especiais sim, mas vai precisar de um pouco mais de atenção aos materiais.
      Beijos

      Excluir
  2. Rita, que coisa mais linda! E não é tão difícil rs...
    Super obrigada por compartilhar seus dons com a gente! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é difícil mesmo e quando chegarmos na parte da costura, você verá que não tem muito segredo!

      Excluir
  3. Ficou a coisa mais linda essa capinha. Também ganhei tecidos fofos da Grazy, pensei em tentar fazer para post-it e bloquinhos. Será que dá certo fazer essa capa bem pequena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá certo sim Paty, só recomendo que você não use papelão na lombada, faça com um papel de 120 ou 180g/m². Daí só acrescentar um elástico para segurar fechadinho e ficará ótimo.

      Excluir
  4. Ain que coisa mais linda querida! Hummm to percebendo que mudou o visu do blog, têm alguns dias q eu tinha acessado e por isso só vi a mudança agora, nem sei se tem mt tempo q vc mudou hahahah! Mas enfim, está td mt lindo e eu tinha q falar isso! Quanto a capa ficou muito fofa mesmo e vendo assim nem é difícil de fazer né? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, ainda estamos mudando, mas iniciamos no começo do mês. Já está tudo quase pronto, só estamos fazendo os ajustes finais agora. Fico feliz que tenha gostado. Sobre a capa não é difícil mesmo, será um livro bem simples, para todo mundo poder se aventurar nessa arte.
      Beijos

      Excluir
  5. Que lindooooo =O
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.