8 de mar de 2016

O pequeno Livro dos Livros

   

ou Minha mania de ter tudo registrado.

Não é segredo para ninguém que eu adoro escrever, mesmo não tendo o tempo necessário para escrever o tanto quanto eu gostaria... Acho que esse gosto é uma consequência de também gostar muito de ler. E quando eu falo que gosto de escrever, estou falando de pegar papel e caneta e deixar meus garranchos espalhados por aí. 

Isso tem muito a ver com a minha geração, acredito eu, que só se familiarizou com os computadores, banda larga, wi-fi e smartphones quando estava chegando (no meu caso, passando) da casa dos vinte anos. Até então, eu só escrevia da maneira "arcaica", fosse o que fosse: um trabalho da faculdade ou uma peça de teatro (!). Que fique claro: hoje em dia escrevo muito mais digitando, então não estou fazendo campanha para abolir as máquinas huahauhauhauaha, e sim dizendo que por isso valorizo ainda mais os momentos em que posso manuscrever as coisas.

Tendo todos esses ingredientes em mãos - leitura, escrita, papel, caneta, livros e amor - eu precisava criar algo que atendesse a necessidade que eu tinha de juntar tudo. Um livro que eu pudesse registrar à mão as aventuras literárias de cada dia e lembrar dos detalhes mais importante quando precisasse, como quando fosse escrever uma resenha por exemplo.

A ideia não é nova, muito menos exclusiva. Já existem livros, cadernos, sites e aplicativos feitos para isso e sim, respondendo a sua pergunta, eu já experimentei a maioria deles e acabei não me adaptando por um motivo ou outro. A minha última tentativa foi comprar um desses lançamentos "cool" de livros interativos que me prometia uma "jornada literária diversificada e ousada", "uma verdadeira agenda literária". Achei a ideia ótima, de verdade, mas infelizmente não me adaptei a esse também. A maioria das listas, dicas e outras informações presentes no livro não faziam muito sentido para o meu "estilo de leitora", muito menos me pareciam uma "jornada". Mas o pior nem foi isso, pois poderia relevar e usar somente o que me servisse, o pior é o tipo de "encadernação comercial" que vem sendo feita nesses livros, que impedem que eles abram bem, que impedem que eu escreva de forma confortável nas folhas mais centrais do livro, que impedem que eu goste deles e os use como eu deveria... Você que também é consumidor de livros já deve ter percebido essa dificuldade em alguns exemplares, interativos ou não... E sério, isso me irrita muito! Muito!

Então partindo da minha necessidade, comecei a bolar um livro que eu pudesse gostar e usar. Comecei a desenhar e testar as impressões de páginas lá em setembro de 2015... Fiz dois modelos, um mais clássico e outro mais moderninho... Lá naquela época, fiz o meu protótipo, o primeiro fruto de uma ideia! E com muito carinho enviei para a Grazy, minha amiguxa lá do Parolar Blog. Ela o mostrou aqui e falou de como o está usando aqui.

Foto da Grazy - Parolar Blog
Sei que estou enrolando, mas eu já chego no ponto... 

O primeiro Livro dos livros, versão clássica em tamanho A5 havia nascido, mas antes de lançá-lo para o mundo, eu ia experimentá-lo e eis minha surpresa: mesmo amando o número de linhas e quantidade de informações que ele suporta, achei grande para ficar carregando pra cima e para baixo... Então, lá vamos nós outra vez! Que tal testar um tamanho menor?

Então, já em 2016, retomei o projeto do Livro dos livros com a pegada mais moderninha, mais clean e passou a ser o Pequeno Livro dos Livros! E percebi que essa necessidade não era apenas minha e sendo assim, nada mais justo do que compartilha-lo com o mundo! 

O pequeno Livro dos livros foi feito para atender as necessidades de leitores que precisam registrar suas aventuras literárias, que querem ter as impressões de suas leituras mais recentes guardadas e com o acesso facilitado. Além de ter espaço para algumas listas simples e básicas, como de livros desejados, favoritos e indicados, por exemplo. Se você quer registrar sua passagens favoritas e impressões sobre o que está lendo este é o livro feito para você*.

Ele tem a capa dura, é revestido com papel especial para encadernação na lombada e as capas revestidas com estampa da Papel Craft - esta é a capa da 1ª edição que é limitada então se gostou corre para garantir antes que acabe. São 44 páginas, com espaço para o registro de 40 livros e 4 listas. A costura é aparente na lombada, dando um charme todo especial. É todinho feito à mão e por mim! Está disponível na nossa loja virtual com preço especial de lançamento até o final do mês de março.

E para comemorar este mês que é tão lindo por aqui junto com vocês, além da promoção, está rolando o sorteio de um exemplar do pequeno Livro dos Livros lá no Instagram!!! Para concorrer basta ir até o perfil (@ateliedonnarita), se você ainda não segue (ai, ai, ai), seguir, procurar a foto oficial, (que é igualzinha a essa aí de baixo), indicar dois amiguinhos e pronto, só esperar o resultado que sai no dia 13/03/2016. O ganhador leva pra casa, além do livro, um presente surpresa! Espero sua participação!!!

Espero que tenha gostado, como tudo por aqui, foi feito com carinho pensando em você! Diga aí nos comentários o que você achou, vou adorar saber.

Beijitos
-------------------------------------------------------------------------------------
*É um exemplar pequeno, então se você quer escrever uma resenha mega detalhada, recomendo que adquira o Livro dos livros na sua versão original, em tamanho A5, com bastante espaço para escrever. Confia na tia, vai por mim que você se dá bem! kkkkkkk  

Comentário(s) pelo Facebook:

15 comentários:

  1. Que bonita a sua história de amor com as palavras. É por isso que os seus produtos passam encanto e magia em forma de papel. Parabéns!
    Sucesso sempre!!!

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Hida! Tudo que nasce por aqui tem uma história e acho que isso torna tudo tão especial.
      Beijos

      Excluir
    2. Obrigada Hida! Tudo que nasce por aqui tem uma história e acho que isso torna tudo tão especial.
      Beijos

      Excluir
  2. Ainda nem acredito que ganhei. Estou dando pulinhos de alegria aqui ♥ Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei muito feliz de você ter ganho Paty!!! Logo ele estará aí com você!
      Beijos

      Excluir
  3. Hunf!!! Acho que cheguei tarde mimimi
    *_* QUE LINDO!!!

    Muita dedicação, muito talento ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Clayci!
      Loguinho teremos outros sorteios, mas vê se não se atrasa! rsrsrs.
      Beijos

      Excluir
    2. Obrigada Clayci!
      Loguinho teremos outros sorteios, mas vê se não se atrasa! rsrsrs.
      Beijos

      Excluir
  4. Owwnnn, é muito amor!!! Apaixonei pelo pequeno Livro dos Livros!
    Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo carinho Bia.
      Beijos

      Excluir
  5. Nossa, que legal...pena que o sorteio já foi...
    Mas que ideia legal a sua e como ficou bonito e legal,adorei de verdade...sei que muitos vão amar e querer comprar com certezaaaa
    Parabéns.
    Beijo grandee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda, foi uma ideia que deu certo e é muito gostoso quando conseguimos tirar a ideia da cabeça e concretizá-la.
      Beijos

      Excluir
  6. Eu tenho um desses livros de livros "cool" e uso a metade dele. Eu adaptei e coloquei umas etiquetas dando outras funções a inúmeras páginas que me são pouco úteis. Infelizmente.
    O seu me pareceu bem prático, além da questão dele abrir 100% sem medo de estragar.
    Todo sucesso do mundo pra você.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isabele. Tentei pensar na praticidade e no uso do livro, até agora parece que acertei... rsrs.
      Que bom que você conseguiu dar novas funcionalidades ao seu livro, eu ainda estou aqui lutando com o meu livro "cool", mesmo depois de criar este, não queria simplesmente abandoná-lo, mas acho que será o jeito...
      Beijos

      Beijos

      Excluir
  7. Que amorzinho, como tudo que tu faz né <3 Cheguei tarde pro sorteio mas gostei muito do livro dos livros, não conhecia isso, talvez se eu conhecesse antes fazer a bendita lista dos livros que já li não seria tão dificil ><
    Beijão amore, e sucesso!
    www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.