20 de jan de 2016

Diário de uma forma física: Fitness Me


donna rita - diário de uma forma física - fitness me...


Queridos amigos e amigas....

Ano novo, coisas novas, hábitos novos, etc... Esse ano fui fisgado, e resolvi entrar também na dança.

Sabe como é, o tempo vai passando, a idade vai chegando e algumas coisas vão ficando cada vez mais difíceis de fazer. As coisas que fazia com facilidade há um tempo atrás parecem um pouco mais difíceis hoje.

Mas como isso foi acontecer?

Não sei muito bem ao certo, o tempo passou muito rápido e não lembro de ter reparado. Mas, acredito que uma série de hábitos nada saudáveis como: cervejas, bacon na grelha da churrasqueira, sedentarismo, carro, comer errado sejam alguns dos fatores que mais contribuíram para isso. Graças a esse meu comportamento de merda, a minha forma física está um pouco comprometida no momento. Não que eu seja uma pessoa que sofre por perseguir os tão almejados padrões estéticos estabelecidos, mas me sinto um pouco incomodado com a situação... Me sinto um pouco pesado...

Até um tempo atrás eu conseguia dar umas voltas no saudoso parque do “Buracão” em Assis, bons tempos de universidade. E olha que meus hábitos naquela época nem eram tão bons assim, longe disso, mas pelos menos conseguia jogar algumas partidas de futebol, corria um pouco e andava bastante. Era um pouco mais saudável do que sou hoje. De lá pra cá minha forma física só declinou.

Voltei para minha cidade natal, casei, tirei carteira de motorista, passei a comer mal e em horários totalmente errados, parei de andar e de fazer qualquer outra atividade física. Junte isso ao fato de já não ser mais um jovenzinho, ou seja, meu metabolismo já não é aquelas coisas. Estão aí os fatores que comprometem seriamente a minha forma física.

Para se ter uma ideia eu vou de casa até a padaria para comprar pães e outras guloseimas. E para piorar a situação, aqui na cidade não há um parque para correr, não há muito estímulo por parte do poder público. É difícil ser saudável desse jeito.

Ou seja, a situação da minha forma física que já é ruim pode piorar ainda mais. Sinto que preciso tomar uma atitude antes que possa ser tarde demais.. Tenho medo de me acomodar com a situação atual


donna rita - diário de uma forma física - fitness me...


É mais questão de saúde mesmo...

Não pretendo ficar "rasgadão", mesmo porque acredito que não seja possível, é tarde demais para mim. O que eu quero é ser um pouco mais saudável, mudar alguns hábitos de merda, me sentir menos pesado, menos incomodado. Para se ter uma ideia, joguei uma partida de futebol com meus alunos no final passado e fiquei uma semana com dores musculares. Uma atividade simples como subir escadas foi terrível. Atualmente até algum tempinho em frente ao vídeo game já é suficiente para causar um incômodo nas costas que dura alguns dias...

Ou seja, preciso fazer alguma coisa para melhorar meu condicionamento, mas detesto academias. Sendo assim o que me resta é mudar alguns hábitos. Fiz uma lista para esse ano de algumas coisas que pretendo fazer para pelo menos perder alguns quilinhos. Lá vamos nós......
 
Consumir menos refrigerantes. Ou melhor, diminuir a quantidade de açúcar e sódio em geral. Sei que essa porra faz mal demais, sei que é somente água com gás e com uma quantidade absurda de sódio e açúcar, mas não consigo  deixar tomar. Bom, já que eu não consigo cortar esse hábito ruim pretendo pelo menos diminuí-lo, a fim de amenizar os prejuízos.

Andar um pouco, e então correr. Correr é um a coisa que adorava fazer, mas não consigo mais. Talvez essa seja uma das minhas motivações.

Voltar a jogar futebol. Outro esporte que gostaria demais de praticar novamente, mas atualmente tenho o exercido somente no FIFA 16.... É o que me resta.

Andar até a padaria. Parece simples, mas é muito difícil depois que se tem um carro.

Comer mais vezes durante o dia em menos quantidade. Comer regularmente durante o dia. Aquela famosa regrinha, insuportável, de comer regularmente a cada três horas. Tomar um café bacana, almoçar bem, jantar o necessário, e não comer tudo de uma vez igual a um porquinho, como sempre faço.

Trocar maionese por mostarda. Ouvi falar por aí que a mostarda acelera o metabolismo. Isso me parece ser coisa boa, mostarda não deve fazer mal para ninguém.

Fibras e vegetais. Aprendi com minha esposa que fibras e vegetais podem ser coisas muito legais - até rimou... Ainda estou me adequando a muitos deles, e descobri que alguns são até "gostosos", dentro do possível. Um viva ao brócolis ninja.

Cortar os fast foods. Já não como mais aqueles lanches de rua super gostosos. Quando bate uma vontadinha eu procuro uma alternativa mais saudável, como por exemplo o Subway, é um lugar onde consigo manter um controle maior sob o que eu como.

OBS* Se eu lembrar de mais alguma coisa dou uma passada aqui novamente para atualizar... 


donna rita - diário de uma forma física - fitness me...


Não posso terminar esse post sem citar aqueles fatos que mais me inspiram...

Ser casado com uma professora de educação física. É sempre ela que me incentiva a mudar meus mal hábitos. Sempre me fala que não é preciso cortar nada. Diminuir a quantidade, um consumo mais consciente já basta para se ter uma vida mais saudável, e uma forma física mais bacaninha.

Assistir ao excelentíssimo documentário "Supersize Me". Isso é um filme de terror, um tapa na cara da sociedade.

Assistir ao " Guerreiro Ninja Americano". Não dava nada para esse programinha, mas o pessoal lá é fera.

Assistir a qualquer filme do "Rocky Balboa". Só de tocar a musiquinha já bate uma vontade de sair para correr.

Qualquer filme do Nicolas Cage. Não sei por que coloquei isso aqui, mas seus filmes sempre me inspiram a alguma coisa.

Ouvir ao nerdcast sobre dietas. Ao contrário do afirmado no título, o podcast sobre dietas me inspirou. Obviamente não a fazer alguma dieta mirabulosa, mas sim  a procurar uma alternativa às muito loucas. Reafirmo que vou somente diminuir e fazer um consumo mais consciente durante esse ano. Se tiver a fim de ouvir o nerdcast "Desista da Dieta" só basta clicar aqui...
 
É isso aí galerinha...

Pretendo começar essa maratona da vida saudável em breve, e toda a última sexta feira de cada mês vai rolar uma postagem por aqui atualizando o meu pregresso, ou não.... Se você tiver uma dica, por favor contribua nos comentários, toda a ajuda será bem vinda.

É assim que pretendo me virar em 2016.

Um abraço e um bjo.... Sem queijo dessa vez...


Comentário(s) pelo Facebook:

4 comentários:

  1. Exercitar-se é questão de saúde! Foi-se o tempo que a gente ia malhar somente para ficar com a forma física bonita. Hoje em dia, precisamos ser mais saudáveis para não atrairmos doenças para o nosso corpo. É muito importante!

    Beijos para vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, hoje em dia é questão de necessidade mesmo. Eu tenho a sensação de que o mundo é uma armadilha, em cada esquina há um a oportunidade, algo para acabar com a nossa saúde. E as coisas que menos prestam são as que parecem ser as mais atrativas. Por isso, é tão difícil ser saudável...

      Excluir
  2. Saúde em primeiro lugar! :D Sempre bom ver mudanças pra melhor! \o\
    Força aí!
    Abraços, Yasmin - www.yasminbueno.com

    ResponderExcluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.