11 de ago de 2015

Vou ter uma loja virtual, e agora, por onde começar?

Vou ter uma loja virtual, e agora, por onde começo?
Você, pensou, pesquisou, pensou mais um pouco, analisou, leu o nosso post sobre como escolher uma loja virtual, pensou de novo e decidiu: vou ter uma loja virtual! Yeah, uhuu, ipi ipi urra! 
Mas e agora, quem poderá me defender? por onde começar? 

Eu vou tentar aqui mostrar quais são os pontos importantes a se atentar para ter uma loja virtual bem bacana e que te traga bons resultados. Não pretendo falar aqui de plataformas ou marketplaces específicos e sim fazer um apanhado geral do que se tem em toda e qualquer loja virtual. Já peço desculpas se esquecer de algum ponto. Também te lembro que estou tratando da minha experiência, então com você, o caminho pode ser diferente. Se você tiver dúvidas específicas que não foram tratadas no texto, deixe nos comentários, que se eu puder responder, o farei com prazer.

Nessa altura, eu vou considerar que você já escolheu onde será sua loja e já fez todo o seu planejamento. Então o próximo passo é fazer o cadastro, ou seja, você vai criar a sua conta de acesso para a sua loja virtual. Para isso é necessário apenas ter um email válido, que será o email que você utilizará para acessar a sua loja, e a criação de uma senha. Feito isso, cada plataforma te levará a preencher os dados necessários para iniciar a sua loja.

Cadastro realizado, agora começa a parte braçal da coisa.  Provavelmente você será direcionado ao painel de controle de sua loja. Agora é hora de configurar uma forma de receber por suas vendas. Pode parecer assustador, mas é bem mais fácil do que parece. Para completar esta etapa, você deve ter cadastro em algum intermediador de pagamento, (como o pag seguro, moip, paypal) e deverá integrá-lo com a plataforma que estiver usando. Atenção, pois os marketplaces aceitam somente alguns desses intermediadores. Fique atento também as taxas de cada um deles e escolha o melhor para você e seu negócio.

Para se ter a loja lindinha, com a sua cara você terá um pouquinho de trabalho, principalmente se optar por uma plataforma como o Iluria ou outra plataforma e quiser ter uma loja como esta, esta ou esta. Se você já tiver sua identidade visual definida, tudo ficará mais tranquilo (isso é assunto para outro post, em breve) e caso você não tenha habilidade, tempo ou vontade para configurar o layout de sua loja, você pode contratar alguém para fazer isso por você. 
No caso de escolher um marketplace, como o Elo7 ou o Tanlup, a personalização será mais simples, pois os recursos e personalizações são beeeemmm limitados, mas você pode ter lojas lindas como esta, esta e esta.

Agora que você já sabe como vai receber, deixou tudo com sua cara, que tal antes de pensar nos produtos, pensar na política de sua loja? Ter as políticas de atendimento bem claras, com as informações referentes aos prazos de produção e envio, trocas, embalagens, descontos, meios de pagamento, enfim, tudo que o seu cliente precisa saber para fazer uma compra mais tranquila. Não sabe por onde começar, dá uma olhadinha na minha, eu deixo! E também tem dicas sobre como escrever a sua aqui.

Vou ter uma loja virtual, e agora, por onde começo?
Agora sim, chegou a hora de cadastrar seus produtos. Eu vou ser sucinta nesta parte, pois cada uma delas mereceria um post (quem sabe? Se você quiser, deixa a sua vontade registrada aí nos comentários):

  • Tire boas fotos, onde o destaque seja o seu produto e que mostre todos os detalhes possíveis de serem fotografados. Lembre que somos muito visuais e que numa loja virtual não podemos "ver com as mãos" então capriche;
  • Crie um título que descreva seu produto de forma direta e sucinta. Use as palavras que julga mais importantes, pois elas facilitaram a busca pelo que você está vendendo;
  • Descreva muito bem o seu produto. Além dos benefícios que ele trará a quem o comprar, coloque todas as informações descritivas, todas. Essa descrição será a complementação das suas fotos e aqui deve constar tudo que não tem como ser fotografado. Se houverem variações disponíveis, possibilidade de personalizações e qualquer outra informação referente ao produto, ela deve constar aqui;
  • Categorize seus produtos. Isso deixa sua loja organizada e facilita as buscas. Use tags (palavras-chaves) que remetam a seu produto. Nada é mais frustrante que digitar "álbuns" na busca e aparecer um monte de panos de prato...;
  • Calcule o peso e as medidas de suas peças, sempre considerando a embalagem em que serão enviadas. Sempre que possível, deixe habilitado em sua loja o cálculo automático do frete, isso facilita e influencia a decisão de compra de seus potenciais clientes;
  • Calcule de forma correta os preço de suas peças. Essa parte é muito importante, pois ninguém quer trabalhar de graça e afinal, você está iniciando um negócio criativo e por mais que seja a parte chata da coisa, ela é extremamente necessária. O Sr. Marido já falou em como Calcular o preço dos seus produtos e eu dei várias dicas para ajudar neste processo
Ufa, quanta coisa! Calma, já está acabando.
Com todos os seus produtos cadastrados agora é hora de botar a cara no mundo e divulgar sua nova loja nas redes sociais. Use e abuse delas, mas lembre-se: as redes sociais são feitas para se relacionar, então relacione-se! A venda será uma consequência. Use-as para apresentar suas obras ao mundo, mas nada de compre, compre, compre e compre 24 horas por dia, não seja uma malinha das internetis!

Agora é trabalhar e aguardar sua primeira venda. E quando a bonita acontecer, peça para que o cliente faça a avaliação do processo de compra, pois é através delas que os outros interessados saberão se podem ou não confiar na sua loja, no seu produto e em você. Dá só uma olhada como esse feedback é importante clicando aqui e aqui e veja se depois de lê-los você não muda de ideia ou fica tentado a saber dos que todas essas pessoas estão falando?

Eu sei que este post foi longo e se você o leu até aqui é porque está mesmo interessadx e comprometidx com o sucesso do seu negócio artesanal. sei que dúvidas poderão surgir, então não se cale, se eu puder ajudar o farei, basta deixar suas dúvidas aí nos comentários que logo, logo eu respondo, prometo.

E assim que abrir sua loja, ou se já tiver uma, me avisa para eu ir lá conhecê-la.

Beijitos da tia!


Comentário(s) pelo Facebook:

6 comentários:

  1. Donna Rita!
    Você é D+++++....
    Sempre atenta....
    Sempre pronta
    Sempre disponível para ajudar.....
    E mais: - Excelente Profissional.
    Tenho assistido aos seus videos aqui de Inglaterra!!!!
    O que pensa a respeito?
    Eu sei: Você vai longe...
    Adoro os seus videos e os "cortes" também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Claudete, muito obrigada! Fico muito feliz de poder ajudar de alguma forma e alguém que está tão longe... A edição dos vídeos é de responsabilidade do Sr. Marido, ele que faz a arte de deixá-los mais "assistíveis" kkkkkk. Muito obrigada de coração. E volte sempre!

      Beijos

      Excluir
  2. Parabéns, gostei muito do texto! Não perco um!

    ResponderExcluir
  3. Rita do céu! Eu tava pensando sobre isso essa semana e boom, seu post maravilindo aparece no feed e, ó, puro amor!!!! Tirou todas as minhas dúvidas e me deu um panorama melhor da coisa. Parabéns e obrigada por esse texto super legal! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Fer? Que bom que ajudei em algo! Vc sempre me traz tantas dicas boas, espero ter retribuído de alguma forma!
      Obrigada!!! Beijos

      Excluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.