11 de mai de 2015

Eu trabalho em casa, e agora? Como eu me organizo!

Eu trabalho em casa, e agora? Como eu me organizo!

Essa é uma pergunta que eu venho tentando responder de forma adequada desde que decidi ter o Ateliê Donna Rita e a minha loja virtual.
No início, como a maioria começa, eu tinha não apenas um emprego formal, tinha dois! E precisava conciliar além deles, a rotina de casa e criar uma rotina de trabalho que me fizesse render. Hoje, eu não tenho mais os dois empregos fora, mantenho apenas um e em jornada reduzida, dedicando a maior parte do meu tempo ao Donna Rita e continuo me perguntando: "Eu trabalho em casa, e agora?" 

Não é a primeira vez que falo de organização por aqui, já falei de organização no sentido de arrumação quando dei dicas para organizar as linhas ou quando mostrei como organizei meu cantinho de leitura; já falei da importância de se ter uma agenda (e hoje vou reiterar isso), já dei dicas de produtividade, já desabafei sobre precisar de mais tempo e de como é importante ter motivação para encontrar o eixo e manter uma boa rotina... Deu pra perceber que organização é um assunto que vira e mexe eu retomo, acho que é pra me lembrar da importância e de como a minha vida flui melhor quando está tudo funcionando conforme o planejado.

Para começar, organização tem a ver com prioridades! Então é necessário termos clareza de quais são as nossas prioridades para mantermos o foco e conseguirmos o tão sonhado equilíbrio em nosso dia a dia. Eu não vou me aprofundar na questão das prioridades hoje, eu vou considerar que a priori a prioridade de quem está lendo é muito parecida com a minha: conseguir trabalhar em casa, conciliando as tarefas domésticas, o trabalho fora (que eu sei que muitxs ainda têm) e o nosso trabalho criativo, seja ele qual for.

Primeiro, nem eu e nem você precisamos de mais tempo!!! Todas as pessoas deste mundo têm as mesmas 24 horas por dia para dar conta do que temos que fazer, então pare de culpar o pobre do tempo e pare de dizer que o planeta está girando mais rápido, sejamos realistas: todos as pessoas tem o mesmo tempo para realizar as atividades profissionais, as domésticas e as pessoais. O que falta não é o tempo é o foco!

Pare e pense: onde está o seu foco hoje? Ele é condizente com suas prioridades?

Para estabelecer uma rotina produtiva de trabalho é necessário que o seu foco esteja voltado para esta rotina, até que ela se transforme em um bom hábito e as coisas comecem a fluir sem muito esforço. Mas não se engane, o começo vai exigir um esforço bem grandão da tua parte e você precisa ver sentido no que estará fazendo para que dê certo.
Sente-se e analise quais são os horários disponíveis dentro da rotina que você já tem que podem ser dedicados ao fazer artesanal. Lembre-se de manter uma proporção em relação as outras atividades, você precisa considerar que vai ter que comer, tomar banho e dormir nessas mesmas 24 horas.

A partir de agora, não vou mais ser generalista, vou falar do que eu faço para me organizar com o meu trabalho artesanal, vem com a tia!
Às quartas, sextas e sábados eu dedico em torno de 10 horas do meu dia para o Donna Rita. Às segundas, terças e quintas, ao menos 3 horas são para o trabalho artesanal, já que nesses dias (ao menos neste ano de 2015) eu me dedico a outra atividade profissional. Aos domingos eu procuro descansar e ficar com o Sr. Marido, fazendo outras atividades, mas muitas vezes é preciso trabalhar ao menos umas 2 horinhas. As tarefas de casa eu divido com o Sr. Marido, então por dia, eu consigo dedicar ao menos uma hora aos afazeres domésticos e para nós, isso é o suficiente para manter quase tudo no lugar.
Para me auxiliar a organizar meus dias, eu utilizo algumas ferramentas, que são: agenda, calendário organizador mensal, caderno de agendamento de pedidos, um caderno comum (que eu chamo de caderno de entradas) e um blog planner.

Eu trabalho em casa, e agora? Como eu me organizo!

Você pode achar que é exagero, mas todas essas ferramentas são as que funcionam para mim. Vou falar de cada uma delas e aí você veja se faz algum sentido para você e leve para o seu cotidiano o que couber ou não leve nada kkkkk
Minha agenda é uma agenda de papel, em que eu procuro manter as atividades de rotina, que tem datas para acontecer no meu mês todas lá, organizadinhas e juntinhas no mesmo lugar. O calendário organizador eu utilizo para deixar a vista as ações importantes, como os dias de entregas de encomendas, idas aos correios, quando preciso programar postagens na minha página do Facebook e no Blog, se tenho alguma consulta médica, o dia de lavar roupa, enfim, o calendário é um resumo visível em um mesmo plano da minha agenda do mês.
Um ponto que quero ressaltar aqui, existe um horário para responder emails, checar mensagens na página de trabalho no Facebook e responder aos comentários no blog que são um momento para isso. Um outro momento eu apenas programo as postagens e fora do meu horário de trabalho, ou em algum intervalo que faço para descansar, eu checo minha página pessoal, então a dica é: consiga se manter fora das redes sociais enquanto trabalha, isso vai lhe render um tempo inacreditável, confia na tia...

O caderno que eu chamo de entrada, aprendi com a Thais Godinho - do blog Vida Organizada e no livro dela de mesmo nome - que serve para as anotações imediatas. Esse caderno está sempre comigo e nele eu anoto tudo aquilo que está "entrando" no meu dia, seja uma tarefa nova ou uma ideia, para depois, no momento específico eu colocar essa informação onde ela precisa estar.

Além do fazer artesanal, que é o próximo ponto, também tenho este espaço aqui, o blog que demanda muito tempo e dedicação para fazer o melhor possível para vocês que acompanham a mim e ao Sr. Marido ao menos três vezes por semana. Para manter isso aqui funcionando nos eixos eu utilizo um blog planner, que até ano passado era no papel e não funcionava muito bem, até que conheci o planner criado pela Paloma Sernaiotto - conhecida como Lominha do Blog Sernaiotto.com - que é em formato de planilha e tem todas as seções que preciso para organizar isso aqui: calendário editorial, banco de ideias, banco de resenhas, agenda de divulgações, rascunhos, estatísticas, enfim, tudo! É uma mão na roda incrível e se você tem um blog sugiro fortemente que você use um planner. Se quiser o da Loma, clica aqui.
Geralmente, toda esta parte que eu considero mais administrativa é feita pelas manhãs, para a tarde me dedicar a parte mais delícia da coisa, a prática!!!

Eu trabalho em casa, e agora? Como eu me organizo!

Para o momento mão na massa, a ferramenta mais importante de organização é o meu Caderno de agendamento de pedidos. Nele ficam armazenadas todas as informações dos clientes e seus respectivos pedidos, com detalhes sobre o que precisa ser feito e as datas que devem ser cumpridas para que as encomendas sejam entregues dentro do prazo estabelecido.
Toda manhã, e às vezes à noite, eu passo os pedidos das lojas virtuais para o caderno, assim na hora de começar a produção eu não preciso acessar a internet novamente e correr o risco de me distrair com algo que com certeza estará lá para chamar minha atenção. 
Outra coisa muito útil nesse caderno é o fato de ter um espaço para o controle do status do pedido. Mesmo depois que ele foi enviado eu posso acompanhar o rastreio dos correios e saber onde anda a postagem, saber se houve atraso e quando é entregue. 
Estar com essas informações em mãos também ajuda no processo pós-venda, pois posso retornar ao cliente, sabendo todos os detalhes do seu processo de compra e tenho a possibilidade de atendê-lo sempre da melhor forma possível, e isso com certeza conta pontos para a fidelização.
E como a nossa marca é muito importante no nosso negócio criativo, o caderno é personalizado com minha logo na capa e nas folhas internas. (Aliás, marca e identidade visual do negócio craft é um dos próximos assuntos na categoria "negócio criativo", fique ligadx.)
E esses são os pontos mais relevantes do meu processo de organização. Mesmo parecendo rígido, na verdade não é. Todas essas ferramentas permitem que ele seja bem flexível e estando com tudo no lugar, quando acontece algum imprevisto, como ocorreu há poucos dias, eu fiquei sem meu computador (!!!), não entrei em pânico e tudo fluiu da melhor maneira possível. 

Eu trabalho em casa, e agora? Como eu me organizo!

Se você também quer ter o seu caderno de pedidos todo personalizado (personalizado mesmo, com sua logo e os itens que você precisa para se organizar do seu jeito), feito para que você consiga dar o pontapé inicial na fase de organização e produtividade do seu trabalho criativo, você pode contar com a minha ajuda! Uhuuuu Yeeeiiiii Obrigada Donna Rita!!! Até o final do mês de Maio estará rolando uma promoção na Loja Virtual para que você possa ter seu caderno de pedidos com 10% de desconto, frete econômico no valor de R$7,00 e com um presentinho surpresa, tudo feito com muito carinho pela tia que vós fala. Para ter tudo isso, basta usar o código EUVINOBLOG na hora de fechar sua compra. E aí, gostou? Agora é só CLICAR AQUI para comprar o seu!

Agora eu quero ver todo mundo se organizando e quero saber como você faz pra se organizar Me conta aqui nos comentários ou use a hastag #donnarita pra me mostrar como você faz.

Beijitos!


Esse post é um publieditorial da Loja Donna Rita, patrocinadora oficial deste Blog.



Comentário(s) pelo Facebook:

3 comentários:

  1. Vou repassar todas essas dicas pra minha mãe que quer fazer craft em casa! Assim ela para de dizer que não tem tempo, hahahaha! Eu tô conseguindo conciliar todos os meus afazeres, mas se um dia apertar corro aqui pra reler as dicas!

    Beijinhos!
    Grazy
    www.parolar.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Grazy, nós acostumamos a reclamar e culpa a alta de tempo, eu mesma me pego fazendo isso às vezes, mas desde que passei a enxergar tudo como uma questão de prioridades o tempo passou a ser menos culpado que eu daquilo que não está sendo feito...

      Que você continue conciliando tudo, aqui também estamos caminhando bem!!!

      Beijitos

      Excluir
  2. Fantástico Rita! Trabalhar em casa é um grande desafio mesmo. Aqui eu me divido em muitas: Sou mãe de um bebê de três anos, esposa, dona de casa, artesã, cuido de todas as tarefas do meu ateliê além da produção, como divulgação, administrar página, blog, loja virtual, gravar aulas, fazer posts, tirar fotos, ir no correio...ufa! Meu marido me ajuda muito na edição das aulas e fica de olho na página pra mim. Além disso, também tenho um "emprego paralelo" que mantenho até hoje porque tem um horário bem flexível, apenas 3 vezes por semana. Uso ferramentas também como agenda, caderno de ideias, caderno de pedidos, planilha de produção e outros. Tento dar o melhor de mim em todas as tarefas, mas admito que muitas vezes me sinto negligenciando alguma coisa... Me amarrei nas suas dicas e vou incorpora-las no meu dia a dia! Parabéns pela matéria...sou sua fã! bjs

    ResponderExcluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.