11 de mar de 2015

Faça você mesmo: Pregadores de roupa forrados

Faça você mesmo: Pregadores de roupa forrados

Quando começamos a nos aventurar pelo mundo do artesanato passamos por diversas técnicas, nos encantamos com todo o universo de coisas que podemos fazer e queremos fazer tudo!!!
Comigo foi assim e conheço mais um monte de gente que também passa por isso. Mas com o frigir dos ovos, nós acabamos encontrando aquela técnica que nós fascina mais, logo somos conquistados por ela e aí você passa a ter foco.
Lá no meu início, nem sei mais há quanto tempo, eu fiz biscuit. Depois eu me aventurei pela pintura de MDF e forração de caixas. Da experiência com as caixas, me apaixonei pela cartonagem e dela fui parar na encadernação, que hoje são as duas técnicas que me aprimorei e são o meu ganha pão, como você pode ver lá na minha loja. Sem mencionar a costura que esteve presente em toda a minha vida por causa de minha mãe e tia.

Uma das coisas que eu fazia na época da forração eram os Pregadores Forrados com tecido que sempre são um sucesso como lembrancinhas para festas (como estes da foto inicial, que fiz para um chá de cozinha) e ficam ótimos como porta-recados na porta da geladeira.

Escolha um tecido bem bacana, pegue cola e tesoura. Passe na sua lavanderia e pegue alguns pregadores que você ainda não usou, siga nosso passo a passo e faça você mesma os seus pregadores de roupa forrados. Solte a imaginação!

Você vai precisar de:


  • Tecido (eu usei tricoline 100% algodão)
  • Cola (eu prefiro a cola pano, mas é possível usar cola pva - cascorez - sem problemas)
  • Pincel
  • Pregadores de roupa novos

1 - Para forrar cada pregador você precisará de dois pedaços de tecido de 3,5 x 10 cm cada. (Se você quiser evitar que seu tecido desfie muito, antes de cortar os pedaços, aplique termolina leitosa pelo avesso do tecido e espere secar)


2 - Desmonte o pregador; passe a cola e centralize-o no tecido. Não esqueça de marcar o vinco do pregador, eu faço isso com a unha mesmo.




3 - Corte as pontas do tecido como na imagem. Isso serve para deixar seu acabamento impecável, sem aparecerem pedacinhos da madeira nos cantinhos.



4 - Cole conforme as imagens abaixo:


5 - Arredonde as pontas do tecido. Mais uma vez, isso é para ter o melhor acabamento possível.


6 - Cole um lado e depois o outro. Cuidado com a quantidade de cola para não manchar o tecido. Tecidos escuros tendem a manchar mais facilmente. Deixe um paninho por perto para ir limpando os dedos durante esse processo, pois com certeza você vai sujá-los com a cola...




7 - Espere secar bem, retire os fiapos que possam ter ficado e remonte o pregador.


Se você quiser fazê-los como porta recado, utilize manta imantada ou pequenos imãs que você encontra em diversas lojas de material para artesanato. 
Olha como ficam uma gracinha e com um acabamento muito bem feito!



Quando você fizer os seus não esquece de me mostrar! Me marca na sua foto lá pelo Instagram (@ateliedonnarita) ou publica lá na nossa página do Facebook

Se tiver dúvidas, é só deixar aqui nos comentários. E se você gostou, não esquece de compartilhar com a galera.

Beijitos!

Comentário(s) pelo Facebook:

2 comentários:

  1. Muito legal, como eu faço para colar o imã? Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, você pode colar o imã em um dos lados do pregador, usando cola pva ou cola instantânea.
      Obrigada pela visita!
      Bjos

      Excluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.