4 de fev de 2015

Maravilhas da cozinha: hámburguer caseiro

Gente bonita, maravilhosa, e acima de tudo, cheirosa... 

Hoje estou aqui mais uma vez, depois de um breve recesso, para dar mais uma dica de cozinha testada e aprovada aqui no nosso humilde lar. Na verdade acho que ando assistindo muitas séries de chefes de cozinha. Sou facilmente influenciável pelos enlatados americanos, um verdadeiro prostituto. Bom, já que gosto de cozinhar, (homens também cozinham, porra!) por quê não falar mais um pouquinho sobre cozinha? E hoje, como diz o título, vamos de hambúrguer caseiro. 

Nunca fui fã de hambúrguer porque fui acostumado a comer daqueles congelados quando ainda era um pequeno pimpolho. E se tem uma coisa que aprendi com os programas do Chefe Gordon é que comidas congeladas e microondas não são legais, são de baixa qualidade e deixam muito a dever no quesito sabor. E os conservantes ainda podem fazer muito mal para a saúde... 

O cara é fera!!!

Então, venha passear mais uma vez pela minha cozinha...
Para começar a cozinhar precisava encontrar uma receita bacana, que encaixava dentro da minha proposta. Atualmente aqui em casa a gente anda numa pegada mais saudável, por isso eu tentei evitar receitas que fossem muito gordurosas. Procurei algo mais saudável. Então, segue abaixo os ingredientes que você vai precisar: 

_500 gramas de patinho moído. Eu escolhi patinho por não ser tão gordurosa, mesmo assim é gordurosa pra caralho demais. Você pode ficar à vontade pra fazer com maminha, alcatra, coxão mole... Escolha a que mais gosta e seja feliz.

 _Salsinha e cebolinha à gosto. Faz uma diferença bem grande no tempero e no preparo. 

 _Uma cebola inteira.

_Um ovo. 

_Sal e pimenta do reino... 

Na internet a gente encontra muita coisa, é preciso filtrar. Encontrei umas receitas bem gordurosas, encontrei outras muito simples (onde era só carne e ovo). Depois de algumas procuras gostei dessa, encontrado no canal do youtube do “Manual do mundo”. Excelente canal, diga-se de passagem.  No meu caso, preparei meu hámburguer caseiro com os ingredientes acima. Mas acho que seria interessante colocar um pouco de bacon no meio da massa - pretendo fazer isso num futuro próximo quando desistir da ideia de continuar com uma dieta saudável -, talvez já na próxima semana...

Escolha sua carne...

E agora o preparo... 
O preparo é tão simples quanto a receita. 

_Primeiro, lavando as mãozinhas, amiguinhos... 

_Depois é só picar bem fininho a cebola, a cebolinha e a salsinha e deixar em um recipiente separado. 

_Agora vamos para a carne. Coloque a carne em um segundo recipiente, coloque o ovo e misture até sentir que a massa está um pouco mais firme. 

_Saca aquele primeiro recipiente com a salsinha, cebolinha e a cebola? Então você vai despejar tudo no segundo recipiente e misturar até ficar bem misturadinho. Sempre com muito amor e paixão. Cuide bem de seu hámburguer caseiro.

_Aí é só trabalho braçal. Prepare seus músculos e misture muito bem a massa. Em seguida, tempere com sal e pimenta do reino à gosto. 

_Deixe a mistura descansar por uma hora mais ou menos, pro tempero pegar direitinho. 

_Depois de temperado e misturado faça pequenos hambúrgueres. É só pegar um punhado e fazer o formato com a própria mão. Meio quilo de carne rende mais ou menos cerca de oito hambúrgueres pequenos. 

_Prontos, embale-os em um filme plástico e leve-os para o congelador. Deixe lá por um tempinho.

_Pra finalizar é só fritar, ou assar, depende do gosto do freguês e servir... 


Servindo o hambúrguer... 
Aqui em casa eu tentei valorizar o hambúrguer e preparei de duas formas. Na primeira vez eu fritei na minha airfryer. Servi com um pouco de arroz, coloquei umas fritas bem marotas, juntei uns brócolis e bastante tomate. Tentei deixar o prato o mais colorido possível. Quanto mais colorido mais saudável. . 

Na segunda vez eu preparei o prato com o hambúrguer, batatas palhas, catchup e mostarda. Nessa segunda vez eu tentei dar uma cara mais de fastfood para comida, ficou bem bacana. Mandei o ideal saudável pra casa do caralho chapéu. A maneira de servir fica a seu critério, eu dei apenas um exemplo. Faça da maneira que você mais goste, ou da maneira que sua esposa mais gosta, tanto faz. Seja feliz!

Bom, essa receita é uma boa dica porque é simples e rápida de fazer, e bem saborosa... Faça você também e relate suas experiências aqui nos comentários. Ou melhor, vamos trocar umas receitas...

Preciso trabalhar melhor o formato...kkk

Esse é o prato pronto...

Galera, fico por aqui deixando vocês por aí. Essa foi mais uma dica do Srmarido que escreveu e saiu correndo assistir mais um episódio de Kitchen´s Nightmare...

Comentário(s) pelo Facebook:

Postar um comentário

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.