28 de jan de 2015

10 dicas para evitar o desperdício de alimentos

10 dicas para evitar o desperdício de alimentos

Olá Pessoas!!!

Hoje eu vim aqui para tentar fazer você pensar um pouco: você sabe o quanto de comida desperdiça na sua casa???
Não precisa me responder, só pense...
Sei que nenhum de nós se propõe a desperdiçar comida deliberadamente ao menos eu espero.
Existem diversas formas de desperdício, mas a que quero tratar aqui é a que acontece dentro dos nossos lares e às vezes nem nos damos conta. Se você quiser mais informações sobre, a nível nacional, indico que você leia sobre as pesquisas realizadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Você já reparou que quando se trata de alimentos, principalmente alimentos frescos, nós acabamos comprando mais do que realmente precisamos? Sei que estou te enchendo de perguntas, mas aí vai mais uma: quantas vezes parece que algo ficou esquecido e perdido no fundo de sua geladeira, nas profundezas de sua gaveta, até que fosse tarde demais para salvá-lo? E quando você encontrou os restos mortais, qual foi o destino deste pobre ser?

Estou perguntando tudo isso, pois aqui em casa somos apenas eu e o Sr. Marido. Tentamos nem sempre com muita vontade nos alimentarmos de forma saudável e recentemente começamos a frequentar a feira e o hortifruti da cidade, sempre comprando pouco, mas com certeza mais do que precisamos para uma semana e toda vez que vamos limpar a geladeira encontramos algo que um dia foi um ramo de cheiro-verde ou talvez um tomate, vai saber...

Aí, você de forma muito inteligente me sugere: "Ah Rita, é só comprar menos e mais vezes, resolveria o seu problema..." mimimimimimi Sim, eu concordo! Mas infelizmente não temos tempo de ir mais do que uma vez na semana no hortifruti (onde as frutas e os vegetais são mais frescos) e a feira só acontece por aqui uma vez por semana. Ficaria muito feliz se me sobrasse tempo para organizar as refeições no dia em que elas serão feitas, mas eu dú-vi-de-o-dó que existam milhões de pessoas por aí que consigam fazer isso, duvido! As que conseguem com toda a certeza são a exceção.

Enfim, com o objetivo de não desistirmos de melhorar nossa alimentação e não voltarmos aos tão queridos alimentos congelados (eca, eca, eca) comecei a pesquisar alguns truques para aumentar a "vida-útil" dos nossos alimentos, economizar grana e não encontrar mais nenhum resto mortal no fundo da minha geladeira. Hoje eu vou dividir com vocês as 10 dicas que estou colocando em prática e logo-logo eu volto aqui e digo se funcionaram ou não.




1 - Corte a cebolinha verde, espere secar um pouco e a coloque em uma garrafa plástica. Guarde a no congelador e quando for cozinhar, basta "polvilhar" a cebolinha sobre sua comida.
2 - Não guarde batatas junto com cebolas, isso faz com que estraguem mais rápido. Não me pergunte o por quê...
3 - Guarde as folhas verdes secas, em um pote coberto com papel toalha e por cima um filme plástico (essa vai ser testada com certeza!)
4 - (essa é básica) Ao encontrar algo estragado em sua geladeira, retire imediatamente. Vale o ditado: uma laranja podre apodrece todo o saco...
5 - Bananas devem ficar fora da geladeira e com um filme plástico ou papel alumínio em volta da coroa. Certifique-se de guarda-las longe de outras frutas, pois o excesso de gás etileno liberado pelas bananas, faz com que as frutas ao seu redor amadureçam mais depressa (oia!).
6 - Guarde ervas e temperos frescos na vertical, dentro de um copo com água (tipo flores mesmo) dentro da geladeira. Cubra com um saco plástico e prenda com um elástico em torno do copo.


7 - Mantenha o leite e outros laticínios na prateleira do meio de sua geladeira onde a temperatura oscila menos. Esqueça da porta... O mesmo vale para os ovos.
8 - Não armazene carne com outros alimentos na mesma gaveta. A tal da contaminação cruzada pode ocorrer e aí é desperdício na certa.
9 - Evite a super lotação da geladeira e esqueça para sempre qualquer paninho ou plastiquinho sobre as grades. A mantenha organizada. A circulação de ar dentro da sua geladeira deve ocorrer sem obstruções, fazendo com que os pontos mais quentes sejam alcançados, evitando deterioração dos alimentos.
10 - Sempre que puder, utilize embalagens à vácuo.

Olha só, eu encontrei bem mais que 10 dicas por aí, mas essas serão as que colocarei em prática aqui no meu lar doce lar e se colocasse todas, a sua leitura levaria aproximadamente 17 horas... kkkkkkk.

Outra coisa que também pode auxiliar contra o desperdício é planejar suas refeições, mas esse também é assunto para outro post. 

Em breve eu volto com outras dicas de como armazenar alimentos como frutas, vegetais, pães e carnes.

Espero que seja útil na sua vida!

Beijitos.

PS: enquanto eu escrevia esse post, Sr. Marido estava na cozinha fazendo hambúrgueres caseiros... hehehe... 

Comentário(s) pelo Facebook:

2 comentários:

  1. Fazer popa de fruta ajuda a cobservar e manter os nutriente, bastando batelas no liquidificador com o minimo de agua possivel e depois congelar.
    E eu cozinho legumes com casca e tudo, só tiro as tampas e sementes se houver. Ficam mais faceis de preparar e geram menos lixo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas dicas Raquel!
      Obrigada pela contribuição e pela visita!

      Beijos!

      Excluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.