14 de jul de 2014

Faça você mesmo: Bandeirolas de tecido com a Silhouette


Olá, olá, olá, eu sou o Tíbio e eu sou o Perônio povo lindo!!!

Vamos começar a semana com a mão na massa?

Eu queria algo para enfeitar a janela aqui do ateliê, mas não queria uma cortina, já que iria atrapalhar e tomar espaço na minha bancada que fica embaixo da janela e sinceramente, acho que muito pano espelhado pelos cômodos só servem para juntar pó! Mas esse assunto fica pra outro dia....
Então, olhando as fotos que eu usei como inspiração durante a montagem deste espaço (se você não viu, clique aqui e vá dar uma espiada), eu vi uma ideia bacana com as bandeirolas e resolvi fazê-las.

Uma das ferramentas de trabalho que me auxiliam aqui no Donna Rita é a Silhouette Portrait, que é uma mini plotter de recorte. Eu costumo dar nomes as minhas coisas queridas, então esta é a Serafina. A foto está horrorosa, mas foi de quando eu cortei o nome dela em vinil e deixei ela mais bonita, então a foto merecia estar aqui, mesmo estando uma caca de buldogue velho...


Ela recorta vários materiais como papel, vinil e tecido. Você pode até pensar que ela é uma maquininha mágica, mas não é bem assim. Para que ela faça a "mágica" é preciso que você conheça bem o programa que ela utiliza, as configurações de corte e os tipos de materiais que você vai usar e é claro, criatividade, afinal, máquina nenhuma trabalha sozinha.
Se você quiser mais informações sobre a tal Silhouette, recomendo que você utilize nosso amigo google, mas para facilitar seu trabalho, dá uma olhadinha aqui neste link para saber o básico sobre ela.

Por que eu falei tudo isso? Porque eu nunca tinha cortado tecidos na Serafina! E mesmo sabendo que cortar bandeirolas com a tesoura não seria um grande sacrifício, resolvi experimentar e ver como ficariam os cortes feitos na silhouette.

Então vamos lá:

Eu separei alguns retalhos de tecido (que não podem estar amassados, se estiverem, passe antes de usar), retalhos de contact e uma sobra de um barbante bonitinho. Neste projeto eu pude reaproveitar bastante sobras de material.




No Studio, programa da silhouette, eu desenhei a bandeirinha no formato e medidas que eu achei que ficaria bacana e posicionei o projeto na área de corte. Couberam 4 bandeirolas de aproximadamente 8 cm de largura por 12 cm de altura. 


Preparação para o corte:
Como eu queria bandeirolas de cores diferentes, cortei os retalhos de tecidos em tamanhos iguais, fazendo com que coubessem 4 deles na minha base de corte, para cortar as 4 de uma única vez em tecidos diferentes.
Posicionei os tecidos na base de corte, com a estampa para cima e colei o contact por cima dos retalhos. É necessário colocar o contact para que a lâmina faça melhor seu trabalho, evitando que o tecido desfie e não corte direito. Existe uma mídia da própria silhouette para o corte de tecido, que se parece com uma entretela, mas infelizmente, apesar da silhouette estar se tornando popular aqui no país, esses materiais são importados e o preço fica um pouquinho salgado para meu bolsinho doce, então "nóis" improvisa!


Base de corte pronta, no programa, usei as configurações de lâmina 4, velocidade 4 e espessura 33.
Troquei a lâmina, já que como as tesouras, uso uma lâmina somente para papel, outra para tecidos e ainda uma terceira para papéis e materiais adesivados. Mas já aviso, as lâminas são todas iguais, mesmo a que é vendida como lâmina para tecido, na cor azul, como a da foto, é igual a preta, só muda a cor para que você possa identificá-las com mais facilidade ou para que você compre duas achando que elas são diferentes.



E depois do start, voi lá! Aqui estão as bandeirolas cortadinhas e sem fiapos!!!



Ah, me esqueci de dizer: também cortei algumas letras, aproveitando todo o espaço dos retalhos.
Agora é só esticar o barbante e colar as bonitas. Eu usei cola de tecido pra ficar bem presinhas.

O contact deve ser retirado depois do recorte se você for usar o tecido como aplique e costurá-lo. A ideia inicial era tirá-lo, mas eu gostei do resultado e das bandeirolas firmes, então não tirei. Colei as letras no centro de cada bandeirola e pronto!!!

Minhas bandeirolas fofas, que além de enfeitar minha janela, servem para me lembrar sempre de que, ao menos, na minha imaginação tudo é possível!!!


 Espero que vocês tenham gostado!!!

Beijitos!!!

Ps: É impressão minha ou o Sr. Marido me chamou mesmo de neurótica compulsiva neste post aqui?

Comentário(s) pelo Facebook:

2 comentários:

  1. Rita,

    Vc é tão talentosa e generosa, que tudo se torna realmente possível pra vc, incluindo as bandeirolas !

    ResponderExcluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.