20 de jun de 2014

Curso de encadernação clássica

Olá, olá, olá! Como vocês já sabem, a mudança anda correndo solta por aqui... Mas hoje não vou falar sobre ela e sim sobre um dia muito bacana que tive esta semana.
No dia 18, eu tive a honra de fazer uma aula com a Mestra Orieta Vásquez, encadernadora e restauradora de livros desde 1985. Ela também fez parte do grupo que fundou a Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER). Foi uma manhã cheia de histórias, muito conhecimento e acima de tudo, muita alegria na Finesterre Urupês - Oficina FU, em São Paulo.
Mas, o mais bacana de tudo, foram as agradáveis companhias deste curso: minhas lindas amigas Raquel, Gabi e Milena. Nosso primeiro encontro "real" depois de muitos e muitos encontros "virtuais". A minha felicidade em conhecer pessoalmente essas lindas que fazem parte do meu dia a dia já faz quase um ano, é indescritível e só não foi maior porque faltou uma de nós, a Lucimara, que está de pezinho quebrado.

          Da esquerda para direita: euzinha, Raquel, Orieta, Gabi (atrás), Milena e Ricardo.

Essa amizade que surgiu da encadernação não poderia acontecer em um lugar melhor do que na Oficina FU, onde "a arte milenar de costurar livros, se mescla à cartonagem, patchwork, papéis artesanais e cria um mundo colorido e criativo" (citação retirada da página Quem Somos do blog da oficina. Clique aqui para conhecê-los). Fomos super bem recebidas pelo Ricardo e com toda a certeza voltarei lá para outros cursos e comprinhas muito em breve!

Aprendemos uma costura clássica, chamada de alternada, pois os cadernos são costurados, neste caso, de dois em dois, de forma alternada. Essa costura é recomendada para livros formados por muitos cadernos, pois costurado desta forma, o lombo do caderno não fica mais grosso do que o restante do livro.
Apesar de ser uma costura clássica, feita originalmente para ser encadernada com lombada, eu achei tão linda que assim que o ateliê estiver pronto, vou fazê-la com o lombo exposto, usando uma linha colorida. Aguardem! Aqui seguem as fotos do meu livro:


E aí, que vocês acharam?

Beijitos e até a próxima!

Comentário(s) pelo Facebook:

Um comentário:

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.