17 de mai de 2014

18 de maio - Dia Nacional de Combate a Exploração e Abuso sexual de crianças e adolescentes


   O dia 18 de maio foi a data escolhida para marcar o combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esta escolha se deu por nesta data, na década de 1970, ter desaparecido da escola em que estudava, a menina Araceli, de 8 anos de idade, na cidade de Vitória-ES. Araceli foi sequestrada, estuprada e queimada, ficando está crueldade impune até os dias de hoje. (Para conhecer melhor o caso, clique aqui).
   Desde o ano de 2000 esta data é marcada por várias ações para ser lembrada, além de pressionar o poder público em defesa da promoção de políticas públicas de enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
  A Violência Sexual é uma grave violação dos direitos fundamentais, a dignidade humana, que atinge milhares de Crianças e Adolescentes por todo o país.
  Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, foram construídas ferramentas para quantificar e analisar os casos de abuso e exploração sexual no país a fim de pensar políticas públicas de combate a esse problema. Uma das principais ferramentas conquistadas pela sociedade é o Disque 100, um serviço da Secretaria de Direitos Humanos que recebe denúncias de violações de direitos humanos por telefone ou pela Internet.

   Toda a sociedade deve se mobilizar para combater este problema. Faça a sua parte! Não divulgue fotos de crianças e adolescentes, textos que façam alusão a práticas sexuais envolvendo estes sujeitos e sempre que os encontrar por ai DENUNCIE!!!

O Donna Rita defende esta causa! Junte-se a nós!

Comentário(s) pelo Facebook:

Postar um comentário

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.