5 de fev de 2014

Fio, linha, cordão ou cordonê encerado? Qual a diferença?


Imagem: Google

    Muito bem, muito bem, bem, bem!!! Hoje resolvi compartilhar com vocês uma dúvida que me corroía profundamente e que cada vez que eu procurava respostas para ela, me confundia cada vez mais. Aí, em uma das conversas super produtivas que sempre temos lá no grupo Encadernação, Cartonagem e tudo mais, as Camilas fofas (Camila Guimarães e Camila Mateus) começaram a esclarecer minhas dúvidas. A partir daí resolvi ir a fonte, procurei as duas empresas que fabricam as linhas que uso, a Setta Linhas e a Danitex e pedi esclarecimentos sobre as diferenças entre as nomenclaturas e características de cada linha e para minha grande surpresa as duas empresas me responderam! 
    Então vamos aos esclarecimentos! 
    (lembrando que esta não é ainda uma postagem patrocinada...rsrsr) 

Imagem: Site Rei do Armarinho

   A Setta me respondeu por contato telefônico de um técnico da empresa. Eu, por pura burrice, confiando na minha cabeça de bagre, não anotei o nome do moço, então é claro, esqueci, mas ele foi super atencioso e me respondeu todas as perguntas. Vou levantar os pontos que achei mais importantes de nossa conversa: 
     O cordonê encerado da Setta foi desenvolvido para a indústria calçadista (fiquei com uma vontade enorme de escrever ”indústria calçadeira”, mas aí vocês iam achar que sou burra, mas não é burrice, gosto de dar novos nomes as coisas...kkkkk), mas ganhou espaço na área do artesanato por ter várias cores e ser super resistente. O fato de ser encerado é para facilitar a costura feitas pela grandes máquinas que confeccionam os sapatos de couro, por isso ela é colante e tem bastante cera. Ela é feita de 100% poliéster e para nós, consumidores varejistas, chegam em tubos (o que nós chamamos de rolo, eles chamam de tubos) de 100 gramas, que equivalem a aproximadamente 150 metros de linha. Sobre a nomenclatura, cordonê seria um sinônimo para linha, já que, segundo o técnico, linhas são todas aquelas que passam por um processo de torção na sua fabricação e fio são aqueles que não passam por esse processo. Ele me deu como exemplo o fio de overloque (que é a máquina que faz acabamento em roupas) que não é torcido, são vários fiozinhos juntos lado a lado e não enroladinhos. Se você nunca viu uma overloque e nem imagina do que eu estou falando, lembre daquele fiozinho da barra da sua camiseta que começa a desfiar e não para nunca mais e que você arranca e continua a desfiar, esse é o tal do fio... O cordonê (linha) encerado só tem de uma espessura que é a 4, a partir daí ela já se torna cordão... Sobre o cordão, ele me esclareceu que são fios trançados que fazem com que eles sejam mais grossos e tenham várias espessuras, mas como a Setta não produz esse tipo de produto ele não teria como me dar maiores esclarecimentos. 

 Imagem: Site Rei do Armarinho

    A Danitex produz os cordões encerados que também são chamados de fio encerado. O contato deles comigo foi via email e foi a Iraci, que me passou algumas informações: 
    O cordão encerado foi criado para a confecção, mas ganhou espaço principalmente na confecção de bijuterias e vem substituindo o barbante em várias técnicas artesanais. O cordão é de 100% algodão e recebe um produto (que ela não disse qual é) para dar brilho e por isso ela não é colante como o cordonê. O cordão encerado da Danitex é fabricado em três espessuras: 05 = 1,00 mm, 001 = 1,50 mm  e 002 = 2,00 mm.
    Bom foram essas as informações que recebi das empresas e que junto com as informações vindas das Camilas finalmente me esclareceram sobre as diferenças e eu posso fazer minhas compras linha e fios de forma mais confiante. Espero que sirva para vocês também!!

    Lembrando que sua visita e seus comentários me deixam muito feliz!

    Beijitos!
  

Comentário(s) pelo Facebook:

13 comentários:

  1. Bom dia, Rita!
    Foi muito esclarecedor sua postagem. Estou a procura de como é produzido essas fibras, por exemplo, uso muito o cordonê 100% poliéster, tem ótima flexibilidade e durabilidade para trançados em macramé, porém estou em busca de confirmação se essas fibras são ecologicamente corretas, pois o poliéster é derivado do petróleo. Sigo uma linha de conservação do meio ambiente e preciso ter certeza se é ou não é, um bom caminho a se produzir adornos com essa fibra. Uso tb a fibra Danitex, porém com o tempo perde seu tingimento e cera, porém por ser 100% de algodão segue uma linha ecologicamente correta. Obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magno!
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário cheio de informações.
      Creio que se você entrar em contato com a empresa, eles lhe esclarecerão sobre a fabricação das fibras.
      Se você obtiver a resposta, venha compartilhar conosco, será de grande valia.

      Abraços!

      Excluir
  2. Rita, bem legal essa sua explicação! Resta a dúvida... qual deles você usa? Obrigada, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabel! Que bom que gostou,espero ter esclarecido algumas dúvidas, rsrs.
      Eu uso os dois dependendo do resultado que eu quero, mas o que uso mais é a linha da Setta.
      Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  3. Estou começando a encadernar e, encontrar suas explicações sobre cordões, cordone e fios foi muito esclarecedor. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foram úteis Vera. Sempre que precisar, estamos aí. Abraços!

      Excluir
  4. Oi Rita! Seu post respondeu a muitas perguntas que eu tinha, obrigada! Estou pensando em aprender a fazer bijuteria com fio encerado. Conheço ninguém que faça e gostaria de saber sua opinião sobre o melhor fio para fazer pulseiras,brincos e coisas bem finas. Algodão ou poliéster? Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia obrigada pelas dicas ... no meu caso vou testar cada um deles pra ver o que se adequa melhor aos meus dreads locks ... beijinhos

    ResponderExcluir
  6. É fiquei com mais dúvidas ainda vc fala em fio encerado sequinho isto é não grudante , mas por experiência própria gruda e muito tanto uma quanto a outra marca sitada, trabalho com peças de croche e as cores claras grudam e sujam .


    ResponderExcluir
  7. Bom dia.
    Gostei, abraços !!!

    ResponderExcluir
  8. Dona Rita é como falei anteriormente eu quero fazer cortinas de lacres de latinhas de alumínio, qual será o cordão mais indicado , fico no aguardo obrigado

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Já estou considerando o Blog e o canal do Youtube como o Santo Graal. Sucesso sempre. Já postou alguma coisa sobre as agulhas que são utilizadas para encadernação?

    ResponderExcluir
  10. Bem bacana, não sabia a diferença. Estava pensando em comprar esse da Setta, mas agora que vi que ele é mais fino, creio que seja melhor continuar usando cordão encerado mesmo para o que estou fazendo.

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.