12 de set de 2013

Tutorial – Pintura básica em peças de mdf

   Hoje eu decidi compartilhar com vocês uma das minhas grandes dúvidas quando iniciei meus trabalhos com peças de MDF: como preparar a peça para a pintura?
   A dúvida surgiu por um simples motivo: existem muitas maneiras de preparar uma peça antes de iniciar a pintura. Se vocês derem uma rápida busca no importante, indispensável, auxílio de todas as horas  Google, vão encontrar diversas formas de fazer. E já adianto que não existe uma fórmula perfeita, cada artesão vai encontrar, após experimentar diversas técnicas, a que achar melhor para realizar seus trabalhos. Por isso, não levem nada que for dito aqui como verdade absoluta. O que estou compartilhando com vocês é a forma como eu preparo minhas peças, a forma que se encaixou melhor na minha maneira de trabalhar.

Então, vamos ver como é feita a preparação das peças de MDF aqui do Donna Rita:

MATERIAIS


   1 - Peça de MDF – neste caso escolhi uma caixa tampa sapato 8cm x 5cm;
   2 - Pano macio seco;
   3 - 2 pincéis chatos – aqui usei os de nº 16, um de cerdas duras e outro de cerdas macias;
  4- Embalagem de pão (papel pardo) – sim, você não leu errado, embalagem de pão mesmo, aquelas marronzinhas que vêm da padaria. Quanto mais áspera, melhor;
   5 - Goma laca incolor;
   6 - Rolinho de espuma;
   7 - Tinta acrílica fosca ou tinta para artesanato branca;

MÃO NA MASSA

   1 – Sempre, sempre, sempre, limpe a peça de MDF com o pano macio. Ela sempre vem da loja ou com serragem ou com poeirinha. Se você notar que sua peça não é tão lisa, tem asperezas e imperfeições, antes de limpá-la você tem que lixá-la com uma lixa bem fininha. As lojas de MDF já tem peças lisas, que dispensam essa etapa, então quando comprar a sua, consulte o vendedor.


   Olha como o pano saiu sujinho...


   2 – Com o pincel chato – eu usei um de cerdas mais firmes – aplique a goma laca sobre toda a peça. Isso serve para “queimar” a peça, impedindo que a porosidade da madeira sugue a tinta que será utilizada posteriormente.




   Aplique a goma laca em todas as superfícies que receberão tinta, não esqueça nenhum detalhizinho.



   3 – Após a camada de goma laca estar seca, vamos iniciar a pintura. Esta é a tinta que eu utilizo.


   Dilua a tinta branca com um pouquinho de água, para que ela não fique grudenta no pincel. Com o pincel de cerdas macias aplique uma mão de tinta branca.
   Essa será a base para a pintura com tintas de outras cores. Mesmo quando utilizo cores escuras (com exceção de marrom e preto), eu faço esta base para as cores utilizadas ficarem vivas e brilhantes.



   Uma dica importante: passe o rolinho de espuma sobre a camada de tinta imediatamente após de terminá-la. Isso tira as marquinhas das cerdas do pincel.


   Faça isso em toda a peça e aguarde a secagem – de 20 a 25 minutos. Para acelerar a secagem, vocês podem usar um secador de cabelo no ventinho quente...


   4 – Após a primeira mão secar, passe a embalagem de pão em toda a superfície da peça. Isso serve para lixar a tinta e deixá-la lisa. Faça e veja a diferença. Eu repito este passo depois de todas as mãos de tinta branca.



   5 – Passe mais uma mão de tinta. O número de mãos vai depender da utilização da sua peça. Se você vai aplicar tinta colorida sobre a branca, de 3 a 4 mãos são suficientes, mas se sua peça será branca, você poderá chegar até 6 mãos de tinta.



   A minha peça será colorida por fora e branca por dentro, por isso, passei mais mão de tinta na parte de dentro. (Na foto não dá para notar, mas a parte de dentro da peça ficou bem branquinha.)



   Prontinho, após secar sua peça já está pronta para que você aplique a técnica de pintura que desejar.
   Aqui estão dois trabalhos que costumo fazer utilizando a pintura de base das peças.



   No caso das fotos acima, a pintura só foi feita por dentro. As superfícies que foram encapadas com tecido só receberam a camada de goma laca.
   Para finalizar sua peça, após a pintura de sua escolha, o uso de verniz é comum para dar um acabamento melhor (seja fosco, semi brilho ou brilhante). O uso do verniz também aumenta a durabilidade do seu trabalho.

   Gostou? Espero que tenha ajudado! Qualquer dúvida, deixe sua pergunta aqui nos comentários que terei prazer em respondê-la!
 
   Beijitos e até a próxima.



Comentário(s) pelo Facebook:

37 comentários:

  1. Olá! Por gentileza, posso fazer a pintura do mdf para caixinhas de bem casado utilizando a goma laca como base?
    Não consigo encontrar informações se o produto é tóxico ou não.
    Estou buscando um produto que impeça as rachaduras no interior das peças... Obrigada, Laís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laís,
      Eu sugiro que você embale os bem casados antes de coloca-los nas caixinhas, assim não haverá contato direto do alimento com a superfície da caixa.

      Eu utilizo somente a tinta acrílica e não costumam aparecer rachaduras. Mas quando aparecem, geralmente são nas junções onde a peça foi colada e isso acontece pelo excesso de cola entre as peças e a tinta não penetra direito. Passe um pincel molhado nos excessos de cola ou até mesmo um pouco de thinner, isso pode ajudar a reduzir as rachaduras nessa área. Espero ter ajudado.

      Abraços!
      Rita

      Excluir
    2. Boa tarde estou pintando algumas caixas brancas e todas racharam, como faço para tirar essas rachaduras?

      Excluir
    3. Como faço para evitar essas rachaduras nas próximas que vou pintar?

      Excluir
    4. Como faço para evitar essas rachaduras nas próximas que vou pintar?

      Excluir
  2. Olá Rita,
    Melhor post sobre preparação de peças de MDF que li até agora. Uma pergunta só: depois da última demao de tinta branca, você passa a sacolinha de pão?
    Ahhhh, uma outra pergunta, rsrs, pous estou começando minha primeira caixa como hobbie, e não sabia da goma laca, e eu já passei uma primeira demao de base acrílica. Tem como aplicar a goma laca por cima da base e começar de novo? Acho que não, né?
    Obrigada!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Que bom que te ajudei. Eu passo o saquinho de pão ou a lixinha fina sempre depois das demãos de tinta branca sim. E sobre passar goma laca sobre a tinta acrílica eu nunca tentei, porque a goma é para selar a caixinha, então acho que não é mais necessário depois que vc já passou a tinta.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
    2. Oi Ana,
      Que bom que te ajudei. Eu passo o saquinho de pão ou a lixinha fina sempre depois das demãos de tinta branca sim. E sobre passar goma laca sobre a tinta acrílica eu nunca tentei, porque a goma é para selar a caixinha, então acho que não é mais necessário depois que vc já passou a tinta.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  3. O problema é q o verniz seca muito rapido...como posso aplicar e deixar lisinho?
    Aplico com pincel ou rolo?
    Espero resposta ansiosa
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, tente aplicar com um pincel de cerdas macias, ou, o que eu uso e facilita muito, o verniz em spray. Espero ter ajudado.
      Obrigada pela visita e venha sempre que quiser. Beijitos!

      Excluir
  4. Adorei a explicação, perfeita para quem é inciante. Apenas ficou uma duvida pequenina...Goma laca nãopode ser usada no final como verniz? Desculpe entrr como anonimo, mas não tenho cotn agoogle. Cibele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cibele, obrigada pela visita e pelo comentário. A goma laca é indicada para selar materiais porosos, mas você pode usá-la como verniz, porém, a sua eficácia não será a mesma, podendo inclusive manchar, então acredito que seja melhor procurar utilizar um material adequado para a finalização de sua peça. Mas sou a favor da experimentação, faça um teste e veja o que você descobre.
      Abraços!

      Excluir
  5. Ola! Tenho uma duvida: eu acho a pintura fosca mais bonita do que com brilho, nesse caso oq eufaço pra ela ter mais durabilidade sem ter que passar verniz? Existe alguma técnica? Obg Jacqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacqueline, você pode finalizar utilizando um verniz fosco, que não dará brilho as suas peças.
      Obrigada pela visita e espero te-la ajudado. Abraços

      Excluir
  6. Oi, eu queria saber se a base acrílica pode substituir a goma laca!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada na especificação de uso da base acrílica, mas pelo que sei, pode ser usada para esse fim de preparar a peça sim.
      Abraços.

      Excluir
  7. Olá, Tudo bem? Sou iniciante e gostaria de tirar um dúvida.
    nas pinturas de caixa em mdf, do lado de dentro, fica "uns vão" entre as junçoes, que acaba interferindo na pintura.. pode me dizer como deixar a pintura interna melhor?
    Aguardo Ansiosa a resposta.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Pintei minha caixinha de mdf sem passar o verniz antes, mandei direto pq achei que o verniz fosse no final acabamento. Posso depois dessa primeira mão, lixar e passar o verniz?

    ResponderExcluir
  9. Nunca pintei. É a primeira vez, pois estou fazendo a decoração de parede do quarto do meu filho com nichos. Mas, minha pintura na está lisinha. Depois que passo a tinta com o pincel, venho com o rolinho e isso acontece. Estou na garagem de casa, será que pode ser o vento? Ou a tinta vai grudando no rolinho? Ai não sei. Me ajude, por favor.

    ResponderExcluir
  10. Oi, gostei de Sua dica, mas ouvi falar que tem um tipo de verniz que deixa a peça branca amarela. Qual o verniz ideal pra peças brancas?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde. Vc dilui a goma laca pois no rótulo pede pra diluir no álcool.

    ResponderExcluir
  12. pode ser goma laca indiana?

    ResponderExcluir
  13. Tenho usado o verniz pra finalizar as peças, mas venho notando que elas estão ficando amarelas logo após. Será o verniz?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia! Como pintar peças grandes? Pintei uma caixinha pequena e ficou tudo perfeito. Fui pegar uma caixa maior e ficou horrível. Cheia de falhas e manchas. Queria aprender esse básico antes de pagar um curso. Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, eu comprei as tintas, comprei a caixa, pincel, tudo. Mas, esqueci da Goma. Se eu pitar sem a goma fica feio?

    ResponderExcluir
  16. Oi Rita .
    Estou preocupada tenho que pintar meu kit em Mdf e esqeci de Comprar a Base acdilica !
    Eu posso pintar sem base acrilica e direto com a tinta ?

    ResponderExcluir
  17. Boa noite me chamo Eder, e primeiramente obrigado pelas dicas foram muito úteis, eu preciso passar a goma laca e depois passar a base para artesanato ou passo só a goma laca? Boa noite e obrigado pela sua atenção .

    ResponderExcluir
  18. comecei meu primeiro trabalho.., e logo peguei uma peça grande.., uma farmacinha, e estou pintando de branco.., a tinta começou a ficar com manchas, uns lugares mais brancos outros mais escuros.. tipo a tinta nao ficou bem uniforme..socorro oque eu faço???lixo tudo ??me ajude

    ResponderExcluir
  19. Oi boa noite, pintei minhas caixas de MDF com o rolinho e ficaram todas com bolinhas, oque eu faço?

    ResponderExcluir
  20. Precisa diluir a goma no álcool?

    ResponderExcluir
  21. Erika Cristina Tavares18 de maio de 2017 12:48

    O q eu possa passar sobre trabalho feito c tecido p poder limpar sem estragar a peça feita?

    ResponderExcluir
  22. Olá Dona Rita sou iniciante e gostaria de saber se posso pintar com tinta branca acrílica, qual a diferença dela para base de artesanato?

    ResponderExcluir
  23. Olá Dona Rita sou iniciante e gostaria de saber se posso pintar com tinta branca acrílica, qual a diferença dela para base de artesanato?

    ResponderExcluir
  24. Olá uma duvida. Posso usar base fundo branco para qualquer cor, ou só posso se usar cor clara?

    ResponderExcluir
  25. Boa noite
    Amei suas explicações, fiquei ainda com uma pequena dúvida que ainda não consegui esclarecer: a tinta acrílica também deve ser lixada? todas as demãos???

    ResponderExcluir
  26. Olá. Se puder ajudar. Gostaria de saber qual produto eu posso passar por cima da peça depois de pintar para impermeabilizar ela em relação a água. No caso estou fazendo portá copo

    ResponderExcluir
  27. oi bom dia, gostaria de saber quanto de tinta você dilui para quanto de água.

    ResponderExcluir

Parece clichê, nós sabemos, mas é a mais pura verdade: seu comentário é muito importante para nós! Então não se reprima e diga o que você pensa! Caso queira ter uma conversa mais longa, fique a vontade para nos enviar um e-mail. O endereço é esse aqui donnarita.artesemimos@gmail.com E lembre-se: sinta-se em casa!

© Donna Rita - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Donna Rita.
Programado por: Seis Mil Milhas.